Logo da CBIC
17/10/2019

Seminário aborda utilização do Sinapi na elaboração de orçamentos

Chapecó (PR) recebeu ontem (16) o Seminário Técnico de Revisão do Sinapi. O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) é indicado como referência oficial para a elaboração de orçamentos de obras contratadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

Os temas tratados durante o seminário têm interface com o projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’, de iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Infraestrutura (Coinfra), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Extremo Oeste de Santa Catarina (Sinduscon), o evento contou com o apoio da Caixa Econômica Federal.

A explanação sobre a visão empresarial, evolução das referências Sinapi e como o sistema deve ser utilizado pelos orçamentistas foi feita por:

Geraldo de Paula Eduardo, consultor do Projeto de Revisão do Sinapi/CBIC

Luciana Andrade, engenheira orçamentista do Sinduscon-PE

Mauro Ferando Martins Castro, gerente executivo do Sinapi/Caixa

Lucas Monteiro Caruso Saraiva, engenheiro civil da Caixa

Os participantes puderam entender um pouco mais sobre a revisão do Sistema Sinapi e algumas outras questões envolvendo as ferramentas que propõem o alinhamento aos editais públicos e privados do país.

O presidente do Sinduscon/Oeste, Luís Alberto Paludo, ressaltou a importância do evento para a região.

“Acredito que todo o conhecimento sempre venha agregar. Quando esse conhecimento vem junto com o crescimento, não somente empresarial, mas da sociedade como um todo, isso se torna ainda mais válido. O que tivemos aqui foi uma mostra do que podemos fazer enquanto empresas gestoras, mostrar da melhor forma nossos processos orçamentários. Alinhando conhecimento e organização para que todos possamos ganhar”, salienta.

Confira as fotos do Seminário Técnico de Revisão do Sinapi em Chapecó/SC no Flickr da CBIC. https://www.flickr.com/photos/cbicfotos/albums/72157711370353688

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.