Logo da CBIC
27/11/2018

Para especialistas, investimento em infraestrutura é decisivo para a recuperação da economia brasileira

A combinação de deterioração, falta de planejamento confiável, hipertrofia dos órgãos de controle, lentidão e insegurança na máquina pública, excesso de burocracia e regulação compõe o conjunto de gargalos que torna a infraestrutura um dos desafios mais importantes do Brasil nesse momento. Superá-los é o passo decisivo para garantir as condições para a recuperação da economia brasileira, em um ambiente de mais competitividade e produtividade. Essa é a síntese do debate realizado no Fórum E Agora Brasil — Infraestrutura, realizado pelo jornal O Globo, em conjunto com o Valor Econômico, nessa terça-feira (27), na cidade de São Paulo. “Se existirem obras, existirão empresas prontas para executá-las”, avisou José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), um dos panelistas da sexta edição do evento.

Destinado a um público tomador de decisão, o Fórum E Agora Brasil reuniu 150 participantes entre empresários, dirigentes do Executivo federal e dos governos estadual e municipal de São Paulo, além de especialistas em infraestrutura. Mediado pelos jornalistas Renato Andrade, de O Globo; e Daniel Rittner, do Valor Econômico; o encontro discutiu os gargalos, desafios e oportunidades associadas à infraestrutura. Os painelistas apontaram esse setor como decisivo para um novo ciclo de crescimento e sinalizaram expectativa de que o governo de Jair Bolsonaro coloque o tema entre das prioridades. “É preciso caneta e vontade política para fazer as coisas avançarem”, frisou o presidente da CBIC.

Ministro das Cidades, Alexandre Baldy fez um balanço das ações da Pasta e defendeu a melhoria no ambiente de negócios, com regras mais claras e transparência, para atrair o capital privado e induzir um novo ciclo de investimentos. “Temos buscado destravar obras e dar agilidade aos ritos do Ministério”, afirmou. Secretário estadual de Transportes, Mário Mandolfo avaliou que a infraestrutura é o principal problema do Brasil, com aparato envelhecido e sucateamento das empresas que atuam no setor. “O financiamento está crítico e as empresas têm dificuldade para conseguir garantias e ancorar seus projetos”.

Participaram do Fórum o economista e consultor Cláudio Frischtak, da InterB; Jorge  Luiz Macedo Bastos, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL); Murilllo Barbosa, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP); e Fernando Paes, diretor-executivo da ANTF. O tema tratado tem interface com o projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura, iniciativa da CBIC e do SENAI Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.