Logo da CBIC
03/03/2020

Setor da construção debaterá sobre saneamento

O tema saneamento vai nortear a próxima reunião da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O encontro será realizado dia 19 de março, na sede da CBIC, das 14h às 16h30, com transmissão ao vivo para os interessados. Na pauta, o novo marco legal do saneamento, as prioridades definidas pelo governo e a atuação da Caixa Econômica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no setor.

Para o presidente da Coinfra, Carlos Eduardo Lima Jorge, o momento é oportuno para debater o assunto. “Com 103,2 milhões de brasileiros sem acesso a esgotamento sanitário e 40,8 milhões sem abastecimento de água, o saneamento deixa de ser um tema prioritário apenas na área de infraestrutura social, invadindo áreas como saúde, educação e meio ambiente. Não podemos perder esse momento para avançar no saneamento, quando se discute um novo marco legal, quando o BNDES e a Caixa passam a atuar mais fortemente, quando a secretaria nacional de saneamento busca estabelecer prioridades de forma planejada”, destaca.

Os convidados para a reunião são:

  • Pedro Maranhão – secretário nacional de saneamento;
  • Leonardo Pereira – superintendente de saneamento, transporte e logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Geninho Zuliani (DEM-SP), relator do novo marco do saneamento;
  • Vladimir Brito – gerente nacional de saneamento e infraestrutura da Caixa;
  • Percy Soares Neto – Diretor Executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon).

Lima Jorge avalia também a importância da aprovação do novo marco legal do saneamento, onde o investimento privado que hoje gira em torno de R$ 2 bilhões/ano, poderia saltar para R$ 12 bilhões/ano. “O modelo estatal vigente já se exauriu, não dará conta sozinho da expansão desses serviços. Em média, as companhias estatais investem apenas 16,6% da sua receita operacional, sendo que 51,2% são gastos para pagamento de despesa com pessoal. Assim não avançaremos nunca”, explica.

Em breve, o link de acesso para acompanhamento da reunião será divulgado.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.