Logo da CBIC
30/08/2023

Seminário Sinapi recebe demandas de Santa Catarina

Nesta quarta-feira (30), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Florianópolis (Sinduscon-Florianópolis) promoveram a 54ª edição do Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – Sinapi: Metodologia e Aplicação.

O evento, destinado ao atendimento das demandas da região de Santa Catarina, foi conduzido pelo consultor da CBIC, Geraldo de Paula, e contou com a correalização do Senai Nacional, além de apoio da Caixa Econômica Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com Geraldo de Paula, o evento promovido pela CBIC tem aproximado os orçamentistas que atuam utilizando o Sinapi e que realizam as concorrências e contratações de novos empreendimentos. Essa troca de informações permite que o setor conheça a metodologia utilizada pelo IBGE e sejam sanadas dúvidas tanto com a equipe do Instituto quanto da Caixa, apontou.

Para o presidente do Sinduscon-Florianópolis, Marco Aurélio Alberton, o seminário foi importante por destacar as principais informações e resultados do processo de revisão do Sinapi, uma ferramenta muito utilizada por toda a indústria da construção. “O Sinduscon-Florianópolis está à disposição de todos para que possamos colaborar sempre com a indústria legal do setor da construção”, comentou. 

Emerson Leal Rocha, da Superintendência Nacional Rede Executiva de Governo, destacou que o evento é o momento em que a equipe técnica envolvida no Sinapi apresenta as atualizações e faz esclarecimentos a respeito do sistema. “Este é um momento de debater e recolher as contribuições do setor empresarial da construção, que são os principais usuários do sistema”, apontou. 

Iniciando o terceiro ciclo de definição das composições de serviço, o superintendente destacou que a equipe de trabalho no Sinapi está em constante revisão e atualização, sempre buscando espelhar a realidade das obras da construção civil no Brasil. 

O debate técnico permite que sejam tratados pontos específicos sobre a metodologia e as referências que o sistema utiliza, apontou o gerente nacional da GEPAD da Caixa, Alexandre Honório. “Ouvir as críticas e sugestões do mercado é fundamental para o aprimoramento contínuo da ferramenta”, afirmou. 

O coordenador da área de índice de preços do IBGE, Gustavo Vitti, destacou que o Sinapi conta com abrangência geográfica das 27 unidades da Federação e a equipe está sempre em busca de uma amostra representativa e robusta, obtendo os preços de referência importantes para os principais usos do Sinapi. 

A apresentação sobre a metodologia do IBGE foi realizada pelo representante do Sinapi do IBGE, Augusto Oliveira, e as dúvidas quanto ao acesso aos documentos do Sinapi e o papel do orçamentista foram sanadas pela coordenadora de projetos matriz da Caixa, Iris Luna e pela coordenadora de Projetos da Caixa, Juliana Cunha Cardoso Mustafa Vieira. 

Clique aqui e assista o debate na íntegra. 

O tema tem interface com o projeto “Melhoria da Competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.