Logo da CBIC
21/07/2021

CBIC ingressa como “amicus curiae” em ação contra a prefeitura do Rio

Como apoio à ação movida pela Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj), por meio do Processo nº 040/100487/2021 contra a Administração Municipal do Rio de Janeiro, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) requereu o ingresso da entidade como parte interessada no processo.

A ação movida pela Aeerj denuncia diversas ilegalidades decorrentes de decretos municipais, como a não divulgação de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público, bem como os critérios estabelecidos para quitação de Restos a Pagar de credores – dentre os quais diversas construtoras fluminenses.

Para o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, é função da entidade defender os legítimos interesses das empresas do setor da construção, sobretudo quando violados os princípios de respeito aos contratos com a administração pública.

“Não reconhecer seu dever de pagamento ou não respeitar a ordem cronológica desses vencimentos, é ilegal e pode configurar um exemplo nefasto para o setor. E a prefeitura do Rio de Janeiro nem pode alegar falta de recursos diante dos resultados recentes dos leilões de concessão da Cedae”, afirma Carlos Eduardo.

O assunto tem interface com o projeto “ Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Coinfra/CBIC, em correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.