Logo da CBIC
17/06/2020

Governo lança edital de licitação da PPP de esgotamento sanitário de MS

Rumo à universalização da cobertura de esgoto, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou no dia 15, no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação da concorrência pública para o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Sanesul, na modalidade de concessão administrativa. O projeto beneficiará 1,7 milhão de sul-mato-grossenses dos 68 municípios atendidos pela empresa estatal.

As propostas serão recebidas pela Comissão Especial de Licitação no dia 17 de setembro, na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo, e a sessão pública da concorrência está marcada para dia 23, no mesmo local.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca a importância do investimento em saneamento. De acordo com a OMS, a cada 1 real investido em saneamento básico são economizados quatro no sistema de saúde pública.

Com a PPP, segundo o governo do Estado, Mato Grosso do Sul conseguirá cumprir o compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) e universalizar o saneamento em 10 anos.

“Quando assumimos o governo, em 2015, apenas 34% das residências possuíam esgotamento sanitário. E essa parceria nos permitirá ter 100% de coleta e tratamento nas 68 cidades que estão sob concessão da Sanesul. Isso é um ganho extraordinário para a população, é levar saneamento, qualidade de vida e saúde melhor”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.

 

Eduardo Riedel, secretário de Governo e Gestão Estratégica

 

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, a publicação do edital é um passo importante rumo à modernização. O projeto garante um investimento de R$ 3,8 bilhões e uma tarifa sem custo adicional para os usuários.

“Discutimos profundamente a participação do setor privado na empresa, com o único objetivo de poder levar esgotamento sanitário a cada cidadão do Estado e essa é uma etapa importante para este ano. Poderemos dar um salto rumo à universalização do esgotamento sanitário, que é um compromisso do governador Reinaldo Azambuja”, afirmou Riedel.

“A universalização do esgotamento sanitário representa um salto na modernização do nosso estado”, enfatiza Eduardo Corrêa Riedel.

O critério de julgamento da concorrência é o menor valor da contraprestação considerando o menor preço unitário, correspondente ao valor em reais/m³ de esgoto. O edital de concorrência e seus anexos estão disponíveis no site do governo do estado e da Sanesul.

A publicação é resultado de um longo processo. Segundo a secretária especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, a PPP da Sanesul é um trabalho que começou há quatro anos. “Foi um processo longo e complexo conduzido com muita transparência. Buscamos incorporar técnicas e procedimentos alinhados com as melhores práticas na modelagem de uma Parceria Público-Privada”, disse.

 

Estação (Foto: Divulgação Segov/MS)

 

Todos os documentos e informações referentes ao projeto ficaram disponíveis para consulta pública no período de 20 de janeiro a 4 de março de 2020 e o projeto foi oficialmente apresentado à população e interessados em audiência pública, realizada no dia 31 de janeiro, em Campo Grande. Na ocasião, o projeto recebeu 144 contribuições de aprimoramento. Após as colaborações, ele foi aprovado pelos conselhos de administração da Sanesul e pelo Conselho Gestor de PPP e submetido à apreciação da Procuradoria-Geral do Estado.

(Com informações da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica – Segov/ MS)

(Foto: Divulgação Segov/MS)

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.