Logo da CBIC
18/04/2019

No ENIC, secretário Jonathas de Castro discutirá inovações em saneamento

‘O secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jonathas de Castro, é um dos convidados para os debates do 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Rio de Janeiro. A contribuição dele deve ampliar a relevância do painel ‘Caminhos para a Expansão do Saneamento. Inovações e Oportunidades’, que acontecerá na sexta-feira (17), das 9h às 11h.

O painel conjunto é organizado pelas comissões de Infraestrutura (COINFRA) e de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).  Confira a programação.

Jonathas de Castro é figura central nas discussões em torno da Medida Provisória N° 868, de 2018 (que altera o marco legal do saneamento básico e está em discussão no Congresso) e da revisão do PLANSAB, o Plano Nacional de Saneamento Básico.

Momento é importante para discutir a legislação

Para o vice-presidente da área de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, o modelo atual do saneamento no Brasil está em vias de ser revisto, buscando maior eficiência. “O setor privado vem investindo em novas tecnologias que amparam essa eficiência”, afirma.

Editada durante o governo do ex-presidente Michel Temer, a MP do Saneamento altera a Lei 9.984/00, para atribuir à Agência Nacional de Águas (ANA) competência para editar normas de referência nacionais sobre o serviço de saneamento. O texto também muda a Lei 10.768/03, para alterar as atribuições do cargo de especialista em recursos hídricos; a Lei 11.445/07, para aprimorar as condições estruturais do saneamento básico no país; e a Lei 13.529/17, para autorizar a União a participar de fundo com a finalidade exclusiva de financiar serviços técnicos especializados.

Segundo Lima Jorge, o momento é importante para se tratar do tema, por representar oportunidades para as construtoras e, sobretudo pela possibilidade real de atender mais e melhor a sociedade brasileira.

“Infelizmente o Brasil continua apresentando níveis vexatórios de investimentos nesse setor, sendo que 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água potável, 100 milhões não possuem coleta de esgoto e apenas 10 das 100 maiores cidades do país tratam pelo menos 80% do esgoto coletado”, afirma o vice-presidente de Infraestrutura.

Encontro Nacional está com inscrições abertas

Considerado o mais importante fórum de debates da agenda nacional do setor, o evento será realizado no Windsor Convention Center, na Barra da Tijuca. Para participar da programação técnica, disponível no site do evento, é preciso se inscrever.

Com a promoção da CBIC, o 91º ENIC conta com realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e correalização da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ) e do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio).

Os programas de trabalho da COINFRA/CBIC e da CMA/CBIC no 91º ENIC contam com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.