Logo da CBIC
03/04/2019

Seminário Técnico atualiza empresários do DF sobre o Sinapi

Seminário Técnico de Revisão SINAPI Realizado no auditório do SINDUSCON/DF, em Brasília-DF Dia 03 de abril de 2019 —————————————— Foto: André Coelho / Kardel LIVE MEDIA Kardel LIVE MEDIA instagram.com/kardellivemedia [email protected] +55 61 98139.7840 foto.kardel.com.br

Cerca de 150 empresários do setor da construção do Distrito Federal e representantes de órgãos contratantes, fiscalizadores e normatizadores acompanharam nesta quarta-feira (03/04), na sede do Sinduscon-DF, em Brasília, o Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). Durante o evento foram analisadas as atuais alterações do sistema, que passa por uma profunda reforma de ampliação de suas composições unitárias e detalhamento de cada uma delas, e reforçada a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados nas referências do sistema. Veja a íntegra do seminário no Facebook CBIC Brasil.

Na abertura oficial do evento, o vice-presidente do Sinduscon-DF, Ruyter Kepler de Thuin, o presidente da Asbraco, Afonso Assad, e a presidente do Crea-DF, Fátima Có, destacaram a importância do debate sobre o tema, além de ressaltarem a oportunidade do setor demonstrar à Caixa Econômica Federal a visão do mercado de Brasília sobre a revisão do Sistema. “O Sinapi é referência oficial de grande importância, utilizado nas licitações públicas”, ressaltou Assad.

Pela segunda vez em Brasília, o consultor e gestor do Projeto de Revisão do Sinapi da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), engenheiro Geraldo de Paula Eduardo, destacou que o seminário já percorreu todas as capitais, alguma delas mais de uma vez, a fim de analisar as atuais alterações e reforçar a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados nas referências do sistema.

 Ao destacar a agenda da CBIC em busca de preço justo e correto, que possa permitir uma concorrência leal no mercado”, Geraldo de Paula destacou que a entidade vem trabalhando junto aos órgãos legisladores em dez pontos:

  • Projetos incompletos
  • Agrupamento de obras
  • Exigências Excessivas
  • Licenças Ambientais
  • Orçamento de Referência Errado
  • Desequilíbrio na Gestão dos Contratos
  • Descumprimento dos Contratos
  • Verba Insuficiente
  • Falta de Transparência nos Pagamentos
  • Preferência pelo Menor Preço

 

Visão empresarial do Sistema Sinapi

Luciana Andrade, engenheira Orçamentista do Sinduscon-PE (Foto: André Coelho / Kardel)

Ao reforçar que o Sinapi é a referência oficial para elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e é cada vez mais utilizado nas licitações públicas, a engenheira Orçamentista do Sinduscon-PE, Luciana Andrade, que há quase quatro anos acompanha o processo de revisão do Sinapi no sindicato, apresentou a visão empresarial sobre o Sistema em busca do preço justo, além de dar orientações sobre onde o mercado corre o maior risco ou incorre em erros e os cuidados que precisam ser tomados para o dia a dia das empresas.  

 “Para um orçamento equilibrado, custos subestimados não são interessantes. É importante que se busque o preço justo. Nem sempre o menor preço atende vai atender as necessidades do gestor público, nem do contratado, nem do contratante e nem da sociedade e a realidade é cerca de cinco mil obras paralisadas por todo o País”, Luciana Andrade.  

 Ao citar a Cartilha CBIC/TCU, a engenheira orçamentista também mencionou as principais causas para a deficiência de orçamentos, como projetos incompletos, profissionais despreparados, uso inadequado de referências de preços e sistemas referenciais deficientes.  

Arquiteto Mauro Fernando Martins de Castro, gerente executivo do Sinapi da Caixa (Foto: André Coelho / Kardel)

O arquiteto Mauro Fernando Martins de Castro, gerente executivo do Sinapi da Caixa Econômica Federal, e a engenheira Iris Macedo, coordenadora do Sinapi/Caixa, abordaram as melhorias alcançadas pelo Sinapi, com apresentação das ferramentas agregadas ao sistema.

 Mauro Fernando Martins de Castro ressaltou que “a meta da Caixa é manter as referências do Sinapi adequadas, atualizadas e úteis aos usuários dos setores público e privado, órgãos de controle e demais interessados”. O gerente do Sinapi também ressaltou a importância do orçamentista conhecer as referências para as utilizarem adequadamente.

Engenheira Iris Macedo, coordenadora do Sinapi/Caixa (Foto: André Coelho / Kardel)

 

“Um trabalho bem executado tem que ter projetos e especificações bem elaboradas, sistemas de referências adequados e orçamentistas capacitados”, mencionou Iris Macedo, lembrando que o sistema de referência possui caráter genérico e abrangente e que o orçamento retrata a projeção dos recursos para a produção de uma obra num dado momento.

Realizado pelo Sinduscon-DF, o evento foi promovido pela CBIC, por meio da sua Comissão de Infraestrutura (Coinfra), e pelo Senai Nacional, com apoio da Caixa, Asbraco, CEnB, Seconci-DF e Fibra. Veja as fotos do evento no Flickr CBIC

 

O próximo Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) será no dia 11 de abril, das 9h às 12h30, no Espírito Santo. Participe!

 

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.