Logo da CBIC
28/11/2018

TCU e CBIC debatem entraves a obras de infraestrutura no Brasil

Com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de infraestrutura no país, ocorre nesta segunda-feira (3) a primeira edição regional do Diálogos TCU/CBIC. O encontro visa reunir representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para buscar soluções a entraves em obras nacionais.

O encontro será no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Paraná (Sinduscon-PR), em Curitiba, a partir das 13h30. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online.

A programação conta com três painéis. Cada um tem duração de uma hora, sendo 20 minutos para o TCU, 20 para a CBIC e 20 para os outros participantes. Os temas tratados têm interface com o projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura, iniciativa da CBIC e do SENAI Nacional.
Veja os assuntos previstos, indicados pelo Sinduscon-PR:

  • As especificidades das licitações por preço global e por preços unitários: Com o assessor da Secretaria de Controle Externo do Pará, Nivaldo Dias Júnior; e o ex-presidente do Sinduscon-PR e conselheiro da CBIC, José Eugênio Gizzi
  • Orientações para reequilíbrio econômico-financeiro de contratos, motivado pela elevação no preço dos insumos: Com o dirigente da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, Rafael Carneiro Di Bello; e o presidente do Conselho Setorial da Construção Civil do Paraná, Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho.
  • Jurisprudência sobre anulação ou modificação de aspectos do contrato por defeitos na licitação: Com o coordenador-geral de Controle Externo de Infraestrutura do TCU, Nicola Espinheira da Costa Khoury; e o advogado Fernando Vernalha, do escritório VG&P Advogados.
Para o presidente da Comissão de Infraestrutura da CBIC (COP/CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, o debate entre os dois órgãos é essencial. “A aproximação entre os auditores e a realidade das empresas e dos canteiros de obras joga luz sobre questões relevantes para o bom desenvolvimento dos projetos de infraestrutura”, diz.

O encontro Diálogo TCU/CBIC é um importante vínculo produtivo criado nos anos de 2013 e 2014, quando foram realizados debates nas cinco regiões do País, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Belém (PA).

Como resultado, foi atualizada a Cartilha TCU – Manual de fiscalização de obras do País, denominado Orientações para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas. O documento, vigente até hoje, unifica o entendimento do tribunal sobre os principais questionamentos do setor.

“As análises e discussões que caracterizam as edições do Diálogo TCU/CBIC são do interesse de quem executa, de quem contrata e de quem fiscaliza obras e serviços de Engenharia nos três níveis de governo”, enfatiza Carlos Eduardo.

No mesmo dia, na parte da manhã, o Sinduscon-PR também receberá a reunião da COP/CBIC. Alguns assuntos na pauta são a nova lei de licitações e a retomada de obras paradas.

Diálogos TCU/CBIC
3 de dezembro (segunda-feira)
Das 13h30 às 17h
No Sinduscon-PR – Rua João Viana Seiler, 116 – Parolin, Curitiba – Paraná

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.