Logo da CBIC
05/11/2018

Entidades da indústria reúnem especialistas para debater futuro do setor de saneamento básico em Brasília

Especialistas e representantes de entidades industriais se reunirão em Brasília, na quarta-feira (7), para debater o futuro do setor de saneamento e as oportunidades de ampliação dos investimentos nos serviços de água e esgoto. Realizado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Seminário Saneamento 2019-2022 tem como o objetivo discutir caminhos e propostas, como a Medida Provisória nº 844, que contribuam para o país reduzir o atraso histórico no atendimento à população.

O seminário é uma iniciativa da CNI com a Associação Brasileira das Concessionárias de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), com apoio da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB) e da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM). Para as entidades, o saneamento básico precisa estar entre as prioridades do governo eleito, como agenda tanto da área de infraestrutura como de saúde pública.

A entidades reforçam a importância da ampliação dos investimentos em serviços de água e esgoto à população para superar os graves índices hoje observados no Brasil. Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada. Metade da população não tem acesso aos serviços de coleta de esgoto. Dos efluentes coletados, apenas 45% são tratados. Além disso, 1.935 dos 5.570 municípios brasileiros (IBGE), ou 34,7% do total, ainda registram epidemias ou endemias relacionadas à falta ou à deficiência de saneamento básico.

Segundo o estudo Saneamento Básico: Uma agenda regulatória e institucional, entregue em julho pela CNI aos candidatos à Presidência da República, para reverter esse quadro e atingir as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), o Brasil precisa ampliar em 62% os investimentos no setor, o que significa aumentar a média anual de recursos para o setor dos atuais R$ 13,6 bilhões para R$ 21,6 bilhões.

O Seminário Saneamento (2019-2022) será dividido em dois painéis, que discutirão oportunidades de ampliação dos aportes no setor e os investimentos privados e a eficiência na prestação de serviços em água e esgoto. O evento também contará com a apresentação de dois estudos inéditos. A consultoria KPMG divulgará o trabalho Necessidades de investimento para Universalização dos Serviços. O Instituto Trata Brasil, por sua vez, o documento A Infraestrutura que Salva Vidas – Benefícios Socioeconômicos da Expansão do Saneamento.

Conheça a programação completa e os expositores que participarão do Seminário Saneamento (2019-2022).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.