Logo da CBIC
14/02/2020

Jair Mahl, da Caixa, falará em SP sobre crescimento no setor imobiliário

A expectativa para 2020 é do aumento considerável da oferta de crédito imobiliário, segundo avalia o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Jair Mahl. Ele irá abordar o atual momento econômico do país no debate ‘Crédito Imobiliário: juros baixos, mais negócios?’, que será promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no dia 17 de fevereiro, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela CBIC no Youtube.

O evento faz parte das ações do projeto Melhorias do Mercado Imobiliário, iniciativa da CBIC que conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). As inscrições são gratuitas. Faça já a sua!

Outros especialistas renomados participarão, junto com Mahl, do painel ‘Panorama Nacional’, cuja temática é a forma como os bancos estão se preparando para atuar no ambiente de juros baixos. A Agência CBIC conversou com Jair Mahl, que traçou um cenário de crescimento para o crédito imobiliário em 2020. Confira a entrevista:

CBIC – Quais são expectativas de crédito para 2020? Com a baixa dos juros, mais negócios serão gerados?

Jair Mahl – A expectativa para 2020 é do aumento considerável da oferta de crédito imobiliário. É dinâmica do banco fomentar o acesso a novas moradias, acompanhar os movimentos de mercado, e agir prontamente, assim que houver necessidade de agregar competitividade às operações de crédito imobiliário do seu portfólio.

A Caixa acredita em um novo ciclo de crescimento no setor imobiliário, com a retomada da atividade, o aumento no número de lançamentos, geração de empregos na construção civil, manutenção de índices de adimplência adequados, e consequente aumento na concessão de crédito.

O banco vem atuando positivamente neste contexto, na medida em que tem inovado e oferecido outras alternativas para o crédito imobiliário.

CBIC – Como a Caixa está se preparando para esse novo cenário econômico e como isso impacta nas ações que o banco planeja para 2020?

JM – A redução da Selic [Sistema Especial de Liquidação e Custódia] permite que as instituições financeiras operem com menores taxas de juros nas operações de crédito. O crédito imobiliário seguiu essa tendência em 2019, com sucessivas reduções das taxas de juros, nas diversas modalidades de financiamento.

A definição das taxas de juros das operações de crédito imobiliário baseia-se na associação de fatores mercadológicos e conjunturais, e a manutenção do cenário de juros nos patamares atuais, ainda que com pequenas oscilações, que já são consideradas na precificação de produtos, permitem que a Caixa proponha importantes inovações no crédito imobiliário, como se observa com o lançamento da modalidade de crédito indexado pelo IPCA [Índice de Preços ao Consumidor].

Com os juros mais acessíveis e em um cenário de longo prazo para pagamento, o acesso ao financiamento tem sido facilitado, apresentando prestações iniciais cerca de 40% menores do que as praticadas anteriormente.

Confira a programação completa:

Leia mais:

Presidente da Abecip defenderá juros e prestações que caibam no bolso

https://cbic.org.br/industriaimobiliaria/es_ES/2020/02/14/presidente-da-abecip-defendera-juros-e-prestacoes-que-caibam-no-bolso-2/

Diretor de regulação do BC aposta em agenda positiva para a construção

https://cbic.org.br/industriaimobiliaria/es_ES/2020/02/14/diretor-de-regulacao-do-bc-aposta-em-agenda-positiva-para-a-construcao/

CBIC debaterá aquecimento de mercado imobiliário com capital estrangeiro

https://cbic.org.br/industriaimobiliaria/es_ES/2020/02/11/cbic-debatera-aquecimento-de-mercado-imobiliario-com-capital-estrangeiro/

Presidente da Captalys contará porque aposta na revolução do crédito

https://cbic.org.br/industriaimobiliaria/es_ES/2020/01/30/presidente-da-captalys-contara-porque-aposta-na-revolucao-do-credito/

Advogado explicará em SP como estruturar fundos imobiliários

https://cbic.org.br/industriaimobiliaria/es_ES/2020/01/28/advogado-explicara-em-sp-opcoes-de-fundos-de-investimentos-imobiliarios/

COMPARTILHE!