Logo da CBIC
11/02/2020

CBIC debaterá aquecimento de mercado imobiliário com capital estrangeiro

Você já parou para pensar por que o Brasil e outros países se preocupam tanto em atrair investimento estrangeiro? Essa é uma resposta que pode ser esclarecida durante o debate ‘Crédito Imobiliário: juros baixos, mais negócios?’, que será promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no dia 17 de fevereiro, em São Paulo. As inscrições são gratuitas. Faça já a sua!

Silvio Bezerra, presidente da Ecocil Incorporações, é um dos convidados do painel ‘Opções para Fundings’, e vai abordar sua experiência exitosa com fundo de investimentos internacional, que levou a incorporadora, em 2010, a ser a primeira do setor imobiliário a receber capital internacional no Brasil.

O setor imobiliário brasileiro pode ser o destino de um expressivo fluxo de capital estrangeiro, de acordo com Bezerra. A perspectiva do novo governo de fazer as reformas econômicas botou o País de novo no radar do capital estrangeiro. “Em termos de investimentos internacionais, 2020 e 2021 serão anos estrondosos, com um boom de investimentos internacionais no País”, afirma o empresário.

Especialistas renomados participam do evento, que contará também com o painel ‘Panorama Nacional’. Nesse módulo os participantes vão abordar como os bancos estão se preparando para atuar no ambiente de juros baixos, e terá, entre outros palestrantes, Jair Mahl, vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, e Otávio Ribeiro Damaso, diretor de regulação do Banco Central do Brasil.

A Agência CBIC de Notícias conversou com Silvio Bezerra, que adiantou alguns fatores que podem atrair investimentos estrangeiros para o Brasil nos próximos anos.

Confira a entrevista:

CBIC: Quais são expectativas de crédito para 2020? Com a baixa dos juros, mais negócios serão gerados?

Silvio Bezerra: Eu acho que 2020 vai ser um ano exitoso, especialmente porque a taxa de juros chegou no menor patamar da história. Acredito que o crédito imobiliário vai acontecer de uma forma nunca antes vista no Brasil. Vivemos o período de 2008 a 2014 com um monte de recursos internacionais e empresas apostando no Brasil, o que gerou um crédito fácil para o mercado imobiliário. Isso, num patamar que era de 8,5% de Selic [Sistema Especial de Liquidação e de Custódia]. Ou seja, acredito que esse cenário irá se repetir, mas agora num cenário de 4,5%. Vai ser uma coisa estrondosa, um boom de investimentos.

CBIC: A Ecocil foi pioneira no crédito imobiliário internacional. Qual o diferencial da empresa para atrair esse investimento e quais dicas o senhor daria para quem quer empreender nesse sentido?

SB: Ao longo de 2005 a 2008 a Ecocil fez um trabalho na empresa para se preparar para buscar o capital estrangeiro. Participamos das feiras imobiliárias internacionais, como o salão imobiliário de Madri, Lisboa e Londres, para nos ambientar sobre o que gera interesse para o investidor. A partir daí, estávamos capacitados para as empresas estrangeiras que queriam investir no Brasil. E nós criamos uma forma de facilitar esses investimentos, reformulando o nosso modelo de negócio.

CBIC: Como foi feita a organização da empresa para torná-la mais atrativa para os investidores?

SB: A Ecocil era construtora/incorporadora/familiar, então fizemos uma cisão nela deixando a gestão familiar restrita a construtora.  Então a gente criou a incorporadora, que recebeu todos os ativos pertencentes à essa empresa mãe. Nós transferimos todos os terrenos que eram próprios, todos os contratos de permuta, a própria marca da empresa foi transferida para essa empresa nova, que recebeu os ativos e ficou uma empresa com histórico zero, ou seja, uma empresa fácil de fazer auditoria para receber capital estrangeiro. Os detalhes vou deixar para falar na minha palestra durante o evento.

A realização do evento faz parte do projeto ‘Melhorias para o Mercado Imobiliário’, realizado pela CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Confira a programação completa:

COMPARTILHE!

Agenda CII

junio, 2020

dom

lun

mar

mie

jue

vie

sab

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

No hay eventos

X