Logo da CBIC
13/02/2020

Caixa fala de pagamento do MCMV e lançamento de novos produtos

O superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Alexandre Cordeiro, trouxe para o segundo bloco da reunião de acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no âmbito da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC (CHIS), realizada nesta quinta-feira (13), em Brasília, a posição de pagamento para contratos financiados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), dados sobre o orçamento do FGTS para novas contratações em 2020 e novos produtos que a instituição vai oferecer para o setor.

Cordeiro destacou que essas reuniões têm sido muito úteis para entender melhor o negócio e trabalhar, da melhor forma, as demandas do setor. “Com esse diálogo temos conseguido avançar bastante em alguns pontos, em outros conseguimos entender melhor as demandas do segmento e manter uma conversa bastante franca com o setor”, frisou.

Ao debater sobre crédito imobiliário, Cordeiro avaliou que habitação de interesse social não é só mais sinônimo de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Acho que temos que falar de outros fundings de maneira muito efetiva, como por exemplo, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).”

Em relação ao SBPE, o superintendente apresentou as taxas que estão sendo trabalhadas, tanto para plano empresário quanto empréstimo à produção. Informou que o cálculo das taxas efetivas mínimas estará disponível por normativo, na semana seguinte, a partir da ferramenta matriz de pontuação.

 

Cordeiro ressaltou o posicionamento da CEF em voltar a ser mais competitiva no SBPE e informou que, na próxima quinta-feira, dia 20/02, a caixa fará o lançamento de produto com prestação fixa e convidou a todos para participarem desse momento, que será no palácio do planalto, às 10:30.

Sobre o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) – Faixa 1, o superintendente trouxe o relatório com do dia 10 de fevereiro:

 

 

O cenário político tende a ser favorável para a liberação de recursos para o MCMV, de acordo com Cordeiro “Temos expectativas que com essa troca de cargos, a interlocução melhore em relação a frequência dos pagamentos”.

Cordeiro apresentou aos membros da CHIS as seguintes informações sobre orçamento do FGTS alocado à Caixa:

 

 

 

Cordeiro anunciou a reformulação da área de varejo da Caixa, com a criação de uma superintendência executiva de habitação, apresentou mapa com a localização das agências de atendimento. Passos complementou que “avalia positivamente e acredita muito nessa iniciativa”.

 

 

Juliana, gestora do Portal da Construtora, apresentou as novidades da ferramenta. “Nosso foco é buscar informações internas e ouvir demandas do setor para trabalhar em conjunto dentro do portal. Também precisamos sensibilizar mais construtores a utilizarem o sistema”.

 

 

Com relação às feiras de habitação Caixa para 2020, foi informado que será usado o mesmo modelo usado em 2019, com ofertas de condições exclusivas no evento.

Confira a íntegra da apresentação da Caixa.

A reunião integra o projeto ‘Melhorias para o mercado imobiliário’ feita com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

COMPARTILHE!