Logo da CBIC
13/02/2020

Caixa fala de pagamento do MCMV e lançamento de novos produtos

O superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Alexandre Cordeiro, trouxe para o segundo bloco da reunião de acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no âmbito da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC (CHIS), realizada nesta quinta-feira (13), em Brasília, a posição de pagamento para contratos financiados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), dados sobre o orçamento do FGTS para novas contratações em 2020 e novos produtos que a instituição vai oferecer para o setor.

Cordeiro destacou que essas reuniões têm sido muito úteis para entender melhor o negócio e trabalhar, da melhor forma, as demandas do setor. “Com esse diálogo temos conseguido avançar bastante em alguns pontos, em outros conseguimos entender melhor as demandas do segmento e manter uma conversa bastante franca com o setor”, frisou.

Ao debater sobre crédito imobiliário, Cordeiro avaliou que habitação de interesse social não é só mais sinônimo de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Acho que temos que falar de outros fundings de maneira muito efetiva, como por exemplo, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).”

Em relação ao SBPE, o superintendente apresentou as taxas que estão sendo trabalhadas, tanto para plano empresário quanto empréstimo à produção. Informou que o cálculo das taxas efetivas mínimas estará disponível por normativo, na semana seguinte, a partir da ferramenta matriz de pontuação.

 

Cordeiro ressaltou o posicionamento da CEF em voltar a ser mais competitiva no SBPE e informou que, na próxima quinta-feira, dia 20/02, a caixa fará o lançamento de produto com prestação fixa e convidou a todos para participarem desse momento, que será no palácio do planalto, às 10:30.

Sobre o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) – Faixa 1, o superintendente trouxe o relatório com do dia 10 de fevereiro:

 

 

O cenário político tende a ser favorável para a liberação de recursos para o MCMV, de acordo com Cordeiro “Temos expectativas que com essa troca de cargos, a interlocução melhore em relação a frequência dos pagamentos”.

Cordeiro apresentou aos membros da CHIS as seguintes informações sobre orçamento do FGTS alocado à Caixa:

 

 

 

Cordeiro anunciou a reformulação da área de varejo da Caixa, com a criação de uma superintendência executiva de habitação, apresentou mapa com a localização das agências de atendimento. Passos complementou que “avalia positivamente e acredita muito nessa iniciativa”.

 

 

Juliana, gestora do Portal da Construtora, apresentou as novidades da ferramenta. “Nosso foco é buscar informações internas e ouvir demandas do setor para trabalhar em conjunto dentro do portal. Também precisamos sensibilizar mais construtores a utilizarem o sistema”.

 

 

Com relação às feiras de habitação Caixa para 2020, foi informado que será usado o mesmo modelo usado em 2019, com ofertas de condições exclusivas no evento.

Confira a íntegra da apresentação da Caixa.

A reunião integra o projeto ‘Melhorias para o mercado imobiliário’ feita com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.