Logo da CBIC
21/11/2019

Comissão da Indústria Imobiliária se reúne em Maringá

Maringá, no Paraná, recebeu a reunião da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), da Câmara Brasileira da indústria da Construção (CBIC), nesta quinta-feira (21), já dentro da programação do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC 2019). Confira a programação completa do evento.

O presidente da Comissão, Celso Petrucci, afirmou que a expectativa é que o ano de 2020 seja favorável para o setor, devido a menor taxa de juros histórica desde que o sistema financeiro de habitação foi criado. “Os indicadores nacionais apontam para um crescimento nas vendas, puxado pelas baixas nas taxas de juros. Não sabemos como será o fluxo de investimentos no nosso setor, fora os que a gente já conhece, face a esse cenário, mas tenho certeza de que vamos passar por uma transformação, e que será para o lado positivo”, disse.

César Henrique Zani, representante da Perfileve, fez uma apresentação sobre alguns produtos que a companhia oferece, voltados para o setor da construção civil. A Perfileve, que conta com um faturamento de R$ 170 milhões por ano, é considerada uma das cinco maiores do ramo no Brasil.

O vice-presidente Regional da CBIC, Aristóteles Passos Costa Neto, que está coordenando o assunto cartórios pelo setor, com ajuda do Conselho jurídico da CBIC (Conjur) esteve, por duas vezes, em reunião com o Ministério da Economia, na Subsecretaria de Desburocratização, e percebeu o interesse do governo em trabalhar o tema. “Existe uma disposição do ministério para enfrentar o tema, sobre o qual conhecem muito pouco, e dessa forma vai ser necessário alimentá-los com informações e sugestões”, afirmou.

Da mesma forma, participou de reunião com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), verificando que 90% das iniciativas da instituição têm convergência com as propostas da CBIC. “O embate deve acontecer em um percentual pequeno das propostas, mas vamos trabalhar para buscar o que for melhor para o setor integralmente”, frisou Costa Neto.

Um dos grandes desafios para o setor imobiliário nesse assunto é a falta de uniformização dos procedimentos cartorários, segundo Costa Neto. “As empresas do setor ficam perdidas porque não há um procedimento padronizado. Esse assunto (cartório) é vital em um momento em que falamos em ter um país mais competitivo”, alertou.

Os dados da sondagem do mercado imobiliário também foram destacados por Petrucci, que lembrou que a CBIC apresentará na próxima segunda-feira (25/11), às 9h30, em São Paulo, a mais recente rodada do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais sobre o desempenho do segmento no terceiro trimestre de 2019.

Reunião da CII em Maringá

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC (CHIS), falou sobre o andamento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e da audiência que participou na Caixa, no dia 19 de novembro. “Os dados indicam que são cerca de R$ 400 milhões em atraso. Havia a expectativa, na semana anterior, de ser liberada toda a contingência e que, em termos de orçamento, havia saldo para pagar o que seria medido até dezembro de 2019”. Passos abordou ainda sobre o posicionamento do governo e as medidas que a CBIC está preparando em relação às Faixas 1, 1,5 e 2 do MCMV.

Os assuntos tratados na reunião integram o Projeto ‘Melhorias para o mercado imobiliário’ do convênio com o Serviço Nacional da Aprendizagem (Senai Nacional).

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), o Conecti é realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (Sinduscon-PR/Noroeste).

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.