Logo da CBIC
20/02/2020

Governo aposta no crédito imobiliário e lança linha com taxas pré-fixadas

A Caixa lançou, nesta quinta-feira (20), o crédito imobiliário com taxas prefixadas, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença de entidades representantes do setor, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). As condições são válidas para imóveis residenciais novos e usados, com quota de financiamento de até 80%. A nova linha, que vai começar com juros de 8% ao ano, estará disponível para os clientes do banco a partir de sexta-feira (21).

Com o lançamento, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que o banco defende trazer mais segurança e previsibilidade ao cliente. “Hoje é um marco para o financiamento imobiliário, algo que vai permitir que as pessoas, no momento da contratação, saibam exatamente o valor que será pago ao final do período”.

Guimarães reforçou que a Caixa vai demonstrar ao mercado que consegue sustentar esse produto financeiramente. “Vamos permitir que as pessoas tomem empréstimos por 20, 30 anos sabendo no primeiro dia quanto ela vai pagar. O que temos na cabeça é que, não era justo colocar todo risco da operação na conta da população, com altas taxas de juros”. O executivo falou ainda das taxas no prefixado. “Os juros serão um pouco mais altos que outras modalidades para cobrir o risco do banco na operação. Quando você toma um crédito de 30 anos, você está tomando o risco de oito governos”, explicou.

O presidente o Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em seu discurso que a opção de crédito imobiliário com taxas prefixadas é um avanço por apresentar uma nova opção no mercado. “Financiamentos com taxas prefixadas são um importante passo para a economia. Queremos mais opções, mais competição e menor custo”, destacou Campos Neto.

O cliente poderá escolher entre o sistema de amortização constante (SAC), para contratos de até 360 meses, e Sistema Francês de Amortização (PRICE), para financiamentos de até 240 meses. As condições na linha SBPE com indexadores TR, IPCA ou Taxa Fixa seguem os parâmetros abaixo:

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, a iniciativa representa um grande ganho para o setor da construção civil e do mercado imobiliário. “Conforme destacou o presidente do Banco Central, o mercado imobiliário é quem irá puxar a economia do Brasil. Ele deu um dado impressionante, de que existem R$ 13 trilhões de ativos imobiliários, no entanto apenas R$ 600 bilhões em financiamentos. É como se 95% fosse patrimônio e 5% fosse financiamento. Sabe o que quer dizer isso? Que quem vai alavancar a economia é o crédito imobiliário, do novo e do usado. Isso representa um aquecimento para o nosso mercado”, destacou Martins, após a solenidade.

 

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.