Logo da CBIC
11/08/2022

Quintas da CBIC aborda oportunidades para produção habitacional social

A live semanal “Quintas da CBIC”, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), abordou nesta quinta-feira (11), o tema “Oportunidades para produção habitacional social”. O presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, e a consultora da CBIC e integrante do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS), Maria Henriqueta Arantes, apresentaram as diversas linhas e programas voltados para viabilizar o programa de habitação e interesse social do país.

“O entendimento dessas oportunidades, permite viabilizar os empreendimentos habitacionais e, acima de tudo, a aquisição da casa própria pelas famílias que são contempladas pelos programas”, disse Passos.

Henriqueta trouxe uma apresentação sobre a política habitacional do Brasil como forma de incentivo. “Nós temos recursos, demanda, empresários e empresas capacitados”, destacou. De acordo com ela, o país já  evoluiu muito em tecnologia de construção e tecnologia de projetos, mas nos últimos anos não tem conseguido esgotar os recursos aportados pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o programa Casa Verde e Amarela.

Segundo ela, a falta de utilização de recursos nos últimos três anos gera preocupação. “Isso tem um efeito muito ruim para o setor, pois toda vez que não se consegue esgotar os orçamentos disponibilizados anualmente, a gente perde esse recurso. Com isso, o Governo entende que o recurso está esterilizado, foi disponibilizado e não foi usado. E a economia necessita de recursos para outros projetos, que não a produção de habitação de interesse social, programas de saneamento e mobilidade urbana. O maior desafio será a utilização integral dos recursos do FGTS este ano”, afirmou.

Durante o evento, foram apresentados o histórico comparativo do orçamento e de contratação no primeiro semestre dos últimos 10 anos. De acordo com dados trazidos pela  integrante do CCFGTS, até agosto de 2022, o recurso utilizado foi de apenas cerca de 45,87%. “Temos dinheiro, demanda e não temos produção”, enfatizou.

As novidades ocorridas em 2022, baseadas nas portarias 2290 e Instrução Normativa – IN 26, também foram destaques. Além disso, também foram abordadas as parcerias exitosas com os Estados, como o Programa Casa Fácil no estado do Paraná, Agência de Habitação Popular (AGEHAB) no Mato Grosso do Sul e os programas Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e Casa Paulista – Agência Paulista de Habitação Social.

Ao final do evento, Henriqueta ratificou a necessidade do uso total do recurso até o fim do ano e do convencimento de parlamentares e governantes da importância do FGTS, no ponto de vista de política e desenvolvimento social e econômico para o país. “A produção das unidades com recursos do FGTS pode trazer dignidade às famílias, melhoria para as cidades e para a economia do país”, concluiu.

Clique aqui e assista ao debate na íntegra!

O evento tem interface com o projeto “Melhorias para Mercado Imobiliário”, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.