Logo da CBIC
14/03/2022

Governo publica cinco novas Resoluções do Conselho Curador do FGTS

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (14/03), cinco Resoluções do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS).

Confira:

Resolução CCFGTS/MTP nº 1024/2022 altera a Resolução CCFGTS nº 702, de 04/10/2012, que estabelece diretrizes para a elaboração das propostas orçamentárias e aplicação dos recursos do FGTS. Entre outros, altera a resolução para estabelecer o que os agentes financeiros estão autorizados a cobrar nas operações de financiamento a pessoas jurídicas na área de habitação. Entra em vigor em 01/04/2022.

Resolução CCFGTS/MTP nº 1025/2022 altera a Resolução nº 702/2012, que estabelece as diretrizes para a elaboração das propostas orçamentárias e aplicação dos recursos do FGTS. A normativa altera dispositivos sobre plano de contratações e metas físicas; e política de desconto. Dispõe que o agente operador e os agentes financeiros deverão, respectivamente, regulamentar os procedimentos operacionais e implementar as medidas dispostas nesta Resolução no prazo de até 21 dias, contados a partir da regulamentação pelo Gestor da Aplicação.

Resolução CCFGTS/MTP nº 1026/2022, aprova a atualização do Regimento Interno do Conselho Curador do FGTS, na forma do anexo a esta Resolução, que entra em vigor no dia 01/04/2022.

Resolução CCFGTS/MTP nº 1028/2022, que altera o prazo para o Agente Operador apresentar o cálculo atuarial do FGTS.  Estabelece que o Agente Operador do FGTS poderá apresentar, até 31/07/2022, o Cálculo Atuarial do FGTS de que trata a Resolução nº 746/2014. Entra em vigor em 01/04/2022.

Resolução CCFGTS/MTP nº 1029/2022, declara a revogação das Resoluções do Conselho Curador do FGTS já revogadas tacitamente ou cujos efeitos tenham se exaurido no tempo. A normativa revoga 14 resoluções já revogadas tacitamente ou cujos efeitos tenham se exaurido no tempo, tendo em vista a Iniciativa Estratégica do Planejamento Estratégico do FGTS para o período de 2020 a 2030, que visa a “Simplificação de Normas” com a revisão da estrutura, quantidade e forma dos normativos. Entra em vigor no dia 01/04/2022.

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.