Comissão de Habitação de Interesse Social retoma reuniões com a Caixa
A Comissão de Habitação de Interesse Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CHIS/CBIC) realizou, nesta sexta-feira (30), reunião com a Caixa Econômica Federal, para apresentar números do setor e as melhorias implementadas na concessão de crédito imobiliário.
O encontro foi moderado pelo presidente da CHIS/CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, e contou com a participação do presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (CII/CBIC), Celso Petrucci; do diretor-executivo de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger; e dos superintendentes nacionais Gustavo Sena, Marlon Machado, Elaine Cristina Coelho e Fernando Silveira.
Durante a reunião, Gustavo Sena apresentou a evolução das contratações da Caixa do período de janeiro a junho em uma comparação com 2020 e 2021. De acordo com o levantamento, até junho deste ano foram arrecadados R$ 65,4 bilhões – um aumento de 36%, o que equivale a a 1,18 milhão de pessoas de casa nova. Já com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) foram contratados R$ 37,4 bilhões até junho de 2021.
No âmbito das melhorias no crédito imobiliário para pessoas jurídicas (PJ) foram apresentados:
– Nível de Desempenho Técnico (DNT): empresas serão avaliadas conforme sua expertise e performance técnica, com ritos de avaliação e acompanhamento de obras diferenciadas para os clientes com maior qualificação;
– Habitação PJ + Caixa: viabilidade prévia do empreendimento (MVP) e reorganização da esteira de contratação, com avaliações em paralelo e assinatura de memorando;
– Incorpora Fácil: agilidade no processo de análise de empreendimentos de pequeno porte e baixa complexidade. Até 100 UH;
– Liberação PLS: obras em estágio normal/adiantada.
Todos possuem intervalos de 60 dias para emissão da RAE.
A superintendente Elaine Cristina Coelho apresentou a Rede Executiva de Habitação da entidade que é composta por:
- GIHAB (Gerência de Habitação) – engloba apoio na prospecção de negócios, acompanhamento das obras, retomada de obras paralisadas e entregas de empreendimentos. Todos com ponto focal no atendimento.
- CIHAR (Centralizadora Regional) – engloba análise e avaliação de empreendimentos, avaliação de pessoa física e análise da certificação DNT e Selo. Trata-se de uma esteira de produção com capilaridade.
Marlon Machado falou sobre a identidade das CN Operacionais de Habitação. São elas:
- CEHOP – CN de Operações Habitacionais de Pessoa Física vinculada à empreendimentos;
- CEHOJ – CN de Operações Habitacionais de Pessoa Jurídica (PJ) com concessão PJ até a primeira agregação;
- CEHMA – CN de Manutenção de Créditos Habitacionais de PJ com cédula especializada em atendimento judicial;
- CEHOE – CN de Manutenção e Atividade Especializada Habitacional PJ, que engloba manutenção PJ, FAR e o programa De Olho Na Qualidade com liberação a partir da primeira parcela/antecipação PJ.
Segundo Machado, o objetivo é especializar o atendimento ao cliente, em cada linha do processo, promovendo condições para assegurar a efetividade na realização dos negócios de habitação. Com simplificação dos fluxos dos processos e aumento da eficiência operacional – todas as atividades em uma única centralizadora.
Sobre avaliação de crédito imobiliário, Maurício Abreu abordou que podem ser realizadas de três formas: por demanda de avaliação randômica e por fila; avaliação realizada por profissional da localidade e por valor de mercado.
Ao final da apresentação, o presidente da CHIS/CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, ressaltou a atribuição da Caixa. “Entendemos que o papel da Caixa é extremamente importante para atuar em todos os municípios do Brasil. A capilaridade e a vontade de fazer da entidade é inegável, e está sempre em busca de melhorias para todas as mudanças que acontecem”, disse.
O presidente da CII/CBIC, Celso Petrucci, destacou a próxima coletiva de imprensa dos Indicadores Imobiliários Nacionais referente ao segundo trimestre deste ano, marcada para o dia 23 de agosto. “Não tenho dúvidas que será melhor que o primeiro”, afirmou.
A Caixa quer ouvir você!
A CBIC retomou as reuniões regionais com a Caixa. Para participar e realizar uma com a sua entidade, envie sugestões para o e-mail [email protected] .
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o site e as redes sociais da CBIC.
A reunião tem interface com o projeto ‘Melhorias no Mercado Imobiliário’ da CHIS e CII da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).