Logo da CBIC
30/07/2021

Comissão de Habitação de Interesse Social retoma reuniões com a Caixa

A Comissão de Habitação de Interesse Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CHIS/CBIC) realizou, nesta sexta-feira (30), reunião com a Caixa Econômica Federal, para apresentar números do setor e as melhorias implementadas na concessão de crédito imobiliário.

O encontro foi moderado pelo presidente da CHIS/CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, e contou com a participação do presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (CII/CBIC), Celso Petrucci; do diretor-executivo de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger; e dos superintendentes nacionais Gustavo Sena, Marlon Machado, Elaine Cristina Coelho e Fernando Silveira.

Durante a reunião, Gustavo Sena apresentou a evolução das contratações da Caixa do período de janeiro a junho em uma comparação com 2020 e 2021. De acordo com o levantamento, até junho deste ano foram arrecadados R$ 65,4 bilhões – um aumento de 36%, o que equivale a a 1,18 milhão de pessoas de casa nova. Já com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) foram contratados R$ 37,4 bilhões até junho de 2021.

No âmbito das melhorias no crédito imobiliário para pessoas jurídicas (PJ) foram apresentados:

– Nível de Desempenho Técnico (DNT): empresas serão avaliadas conforme sua expertise e performance técnica, com ritos de avaliação e acompanhamento de obras diferenciadas para os clientes com maior qualificação;

– Habitação PJ + Caixa: viabilidade prévia do empreendimento (MVP) e reorganização da esteira de contratação, com avaliações em paralelo e assinatura de memorando;

– Incorpora Fácil: agilidade no processo de análise de empreendimentos de pequeno porte e baixa complexidade. Até 100 UH;

– Liberação PLS: obras em estágio normal/adiantada.

Todos possuem intervalos de 60 dias para emissão da RAE.

A superintendente Elaine Cristina Coelho apresentou a Rede Executiva de Habitação da entidade que é composta por:

  • GIHAB (Gerência de Habitação) – engloba apoio na prospecção de negócios, acompanhamento das obras, retomada de obras paralisadas e entregas de empreendimentos. Todos com ponto focal no atendimento.
  • CIHAR (Centralizadora Regional) – engloba análise e avaliação de empreendimentos, avaliação de pessoa física e análise da certificação DNT e Selo. Trata-se de uma esteira de produção com capilaridade.

Marlon Machado falou sobre a identidade das CN Operacionais de Habitação. São elas:

  • CEHOP – CN de Operações Habitacionais de Pessoa Física vinculada à empreendimentos;
  • CEHOJ – CN de Operações Habitacionais de Pessoa Jurídica (PJ) com concessão PJ até a primeira agregação;
  • CEHMA – CN de Manutenção de Créditos Habitacionais de PJ com cédula especializada    em atendimento judicial;
  • CEHOE – CN de Manutenção e Atividade Especializada Habitacional PJ, que engloba manutenção PJ, FAR e o programa De Olho Na Qualidade com liberação a partir da primeira parcela/antecipação PJ.

Segundo Machado, o objetivo é especializar o atendimento ao cliente, em cada linha do processo, promovendo condições para assegurar a efetividade na realização dos negócios de habitação. Com simplificação dos fluxos dos processos e aumento da eficiência operacional – todas as atividades em uma única centralizadora.

Sobre avaliação de crédito imobiliário, Maurício Abreu abordou que podem ser realizadas de três formas: por demanda de avaliação randômica e por fila; avaliação realizada por profissional da localidade e por valor de mercado.

Ao final da apresentação, o presidente da CHIS/CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, ressaltou a atribuição da Caixa. “Entendemos que o papel da Caixa é extremamente importante para atuar em todos os municípios do Brasil. A capilaridade e a vontade de fazer da entidade é inegável, e está sempre em busca de melhorias para todas as mudanças que acontecem”, disse.

O presidente da CII/CBIC, Celso Petrucci, destacou a próxima coletiva de imprensa dos Indicadores Imobiliários Nacionais referente ao segundo trimestre deste ano, marcada para o dia 23 de agosto. “Não tenho dúvidas que será melhor que o primeiro”, afirmou.

A Caixa quer ouvir você!

A CBIC retomou as reuniões regionais com a Caixa. Para participar e realizar uma com a sua entidade, envie sugestões para o e-mail [email protected] .

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o site e as redes sociais da CBIC.

A reunião tem interface com o projeto ‘Melhorias no Mercado Imobiliário’ da CHIS e CII da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.