Logo da CBIC
16/06/2021

MDR realiza Diálogo sobre eficiência energética nas unidades de HIS

A Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR) realiza no dia 1º de julho, das 14h às 16h, via online, o Diálogo sobre Eficiência Energética por Zona Bioclimática, promovido pelo projeto de cooperação técnica “Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável – Foco: Habitação Social” (EEDUS).

O evento tem como público-alvo profissionais do setor de habitação da esfera política e da construção civil de Habitação de Interesse Social (HIS) de todo o país.

O objetivo é servir como meio de troca de informações entre os diferentes atores do setor habitacional e da construção civil sobre estratégias para a eficiência termo energética das habitações com foco na zona bioclimática 08.

EEDUS

O Projeto EEDUS é uma parceria entre a SNH/MDR e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) no âmbito a cooperação bilateral para o desenvolvimento sustentável entre o Brasil e a Alemanha.

A iniciativa visa melhorar a eficiência termo energética em unidades habitacionais de cunho social (HIS) no Brasil.

Por meio de diálogos, como o do dia 01/07, o projeto tem como propósito fomentar a discussão e problematização da abordagem dos princípios de eficiência energética nos projetos voltados à habitação social e buscar uma contribuição junto à comunidade local, suas experiências e expectativas quanto a aplicação dos conceitos e normativas sobre o assunto para cada zona bioclimática.

Programação

14:00 – Abertura

Edson Leite Ribeiro, analista de Infraestrutura da SNH

Maria do Carmo Avesani Lopez, presidente da ABC

Letícia Oliveira, assessora técnica do Projeto EEDUS (GIZ)

Philipp Höppner, coordenador geral do Projeto EEDUS (GIZ)

14:15 – Painel 1: O que são Zonas Bioclimáticas e a importância para as habitações, principalmente HIS

Professora Dra. Ana Paula Melo, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEEE), do Departamento de Engenharia Civil, da mesma Universidade. Tem experiência em pesquisa cientifica em eficiência energética em edificações, e simulação computacional do desempenho térmico e energético de edificações.

14:45 – Painel 2: Importância da observação das condições bioclimáticas na HIS. ZB 08 – características arquitetônicas.

Professor Dr. Aldomar Pedrini – Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado como engenheiro mecânico (1990), mestre em eng. civil (1997) pela UFSC, e doutor em arquitetura (2003) pela University of Queensland. Atua na pesquisa e extensão em desempenho do ambiente construído quanto ao conforto térmico, luz natural, e eficiência energética, bioclimatologia em baixa latitude, e integração com o processo projetual.

15:15 – Contribuições, Dúvidas e Questionamentos

Espaço aberto para contribuições e esclarecimento de dúvidas.

16:00 – Encerramento

Inscreva-se!

COMPARTILHE!