Logo da CBIC
24/07/2019

Governo promete manter investimento com FGTS para infra e habitação

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, medidas para aprimorar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que se aplicam às contas ativas e inativas, como a criação do Saque-Aniversário, que vai conceder ao trabalhador, a partir de 2020, a possibilidade de sacar, anualmente, um percentual de seu saldo. Outras novidades são a liberação de um saque imediato de até R$ 500 por conta vinculada e a ampliação na distribuição dos resultados do fundo. Também foi anunciada uma nova liberação para saques do fundo PIS/Pasep.

Também discursaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, e os presidentes do Banco do Brasil, Rubem Novaes, e da Caixa Econômica, Pedro Guimarães. Eles afirmaram que não faltará recurso para investimento na construção, seja na infraestrutura ou na habitação, incluindo o programa Minha Casa, Minha Vida.

Financiamento

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, a liberação de R$ 42 bilhões de saques em 2019 e 2020 deve ser efetiva para o aquecimento da economia, por meio do consumo. “Aquecendo a economia e não havendo perda já é muito bom. O que a gente precisa ver é como isso vai ser acontecer para que, ao longo do tempo, não tenha buraco de falta de recurso ou alguma coisa desse tipo”, disse.

Martins acredita que o anúncio da manutenção do financiamento de obras de habitação e instraestrutura por meio do FGTS deixam o setor otimista. “A veemência com que o presidente, ministros, secretários e presidentes de bancos estatais garantem que não haverá efeitos na construção nos tranquiliza em relação aos contratos que nós temos assinados e que têm desembolsos futuros”, afirmou, após o evento.

O vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Oliveira Passos, também participou da solenidade.

 

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.