Logo da CBIC
24/07/2019

Governo promete manter investimento com FGTS para infra e habitação

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, em Brasília, medidas para aprimorar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que se aplicam às contas ativas e inativas, como a criação do Saque-Aniversário, que vai conceder ao trabalhador, a partir de 2020, a possibilidade de sacar, anualmente, um percentual de seu saldo. Outras novidades são a liberação de um saque imediato de até R$ 500 por conta vinculada e a ampliação na distribuição dos resultados do fundo. Também foi anunciada uma nova liberação para saques do fundo PIS/Pasep.

Também discursaram o ministro da Economia, Paulo Guedes, o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, e os presidentes do Banco do Brasil, Rubem Novaes, e da Caixa Econômica, Pedro Guimarães. Eles afirmaram que não faltará recurso para investimento na construção, seja na infraestrutura ou na habitação, incluindo o programa Minha Casa, Minha Vida.

Financiamento

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, a liberação de R$ 42 bilhões de saques em 2019 e 2020 deve ser efetiva para o aquecimento da economia, por meio do consumo. “Aquecendo a economia e não havendo perda já é muito bom. O que a gente precisa ver é como isso vai ser acontecer para que, ao longo do tempo, não tenha buraco de falta de recurso ou alguma coisa desse tipo”, disse.

Martins acredita que o anúncio da manutenção do financiamento de obras de habitação e instraestrutura por meio do FGTS deixam o setor otimista. “A veemência com que o presidente, ministros, secretários e presidentes de bancos estatais garantem que não haverá efeitos na construção nos tranquiliza em relação aos contratos que nós temos assinados e que têm desembolsos futuros”, afirmou, após o evento.

O vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Oliveira Passos, também participou da solenidade.

 

COMPARTILHE!