Reunião da Comissão de Meio Ambiente – CMA / CBIC

22Set09:0011:00Reunião da Comissão de Meio Ambiente – CMA / CBIC

Detalhes do Evento

Cenários e expectativas da indústria para o Mercado de Carbono no Brasil é um dos temas pautados para o encontro da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A 2ª reunião ordinária do ano será realizada, virtualmente, nesta quinta-feira (22), às 9h.

A primeira parte da reunião será transmitida, ao vivo, pelo youtube da CBIC. Já a partir das 10h, para participar da segunda etapa, que acontecerá via Zoom, é necessário realizar inscrição. Clique aqui e inscreva-se antecipadamente!

O evento contará com a presença da Gerente de Clima e Energia da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Juliana Borges de Lima Falcão, que abordará o tema de Mercado de Carbono. O Consultor da CMA/CBIC, Marcos Saes, também estará presente e apresentará o conteúdo programático para a segunda turma do curso EAD de áreas de preservação permanente (APP) em áreas urbanas, realizado pela CBIC.

Na segunda parte da reunião está prevista a participação do diretor comercial da Smartly Energia Sustentável e associado do Sinduscon-DF, Mateus De Sordi, que vai abordar o Marco Legal da Geração Distribuída – Lei 14.300/2022  e Norma ABNT sobre Energia Fotovoltaica.

O presidente da CMA, Nilson Sarti, ainda falará sobre o Programa de Promoção das Edificações Sustentáveis para municípios da Região Amazônica no Brasil, juntamente com a IFC/Banco Mundial e a integrante da CMA/CBIC, Mariana Ribeiro Martins, destacará a Instrução Normativa do Procel Edifica.

Para assistir a primeira etapa da reunião pelo youtube da CBIC, clique aqui!

Para assistir a segunda etapa da reunião, clique aqui e inscreva-se! 

Confira abaixo a programação completa da reunião: 

9h – 9h10 | Abertura e início da programação 

Nilson Sarti – presidente da CMA/CBIC

9h10 – 9h40 | Cenários e Expectativas da Indústria para o Mercado de Carbono no Brasil 

Juliana Borges de Lima Falcão – Gerente de Clima e Energia da Confederação Nacional da Indústria – CNI

9h40 – 10h | Debates e perguntas 

Nilson Sarti – Presidente da CMA/CBIC

9h50 – 10h | Destaque e Conteúdo Programático para a Segunda Turma do Curso de APP em Áreas Urbanas 

Marcos Saes – Saes Advogados e Consultor da CMA/CBIC

10h – 10h30 | Apresentação do Marco Legal da Geração Distribuída – Lei 14.300/2022  e Norma ABNT sobre Energia Fotovoltaica 

Mateus De Sordi – Diretor Comercial da Smartly Energia Sustentável e Associado Sinduscon-DF

10h30 – 10h40 | Debates e Perguntas 

Nilson Sarti – presidente da CMA/CBIC

10h40 – 11h | Programa de Promoção das Edificações Sustentáveis para municípios da Região Amazônica no Brasil junto com a IFC/Banco Mundial 

Nilson Sarti – presidente da CMA/CBIC

Instrução Normativa – Procel Edifica

Mariana Ribeiro Martins – Membro da CMA/CBIC

Encerramento 

O tema tem interface com o projeto “Incentivo a Sustentabilidade na Indústria da Construção”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 7, 11, 13 e 17:

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 

Mais

Horário

(Quinta) 09:00 - 11:00

Localização

Virtual

Add Comment

Click here to post a comment

Agenda CMA

Março, 2025