Logo da CBIC
20/04/2022

Áreas de Proteção Permanente são tema da 1ª Reunião da CMA do ano

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/CBIC) realizou, nesta terça-feira (19), a 1ª Reunião Ordinária do ano. O presidente da Comissão, Nilson Sarti, realizou a abertura do evento destacando as novas diretrizes processuais municipais das áreas de preservação permanente (APP).

Consultor jurídico da entidade, Marcos Saes abordou aspectos da Lei nº 14.285/2021, que, dentre outras disposições, trata das APPs no entorno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Para Saes, a insegurança no setor imobiliário e o risco de paralisação de obras são pontos de atenção. Além disso, ressaltou o papel da CBIC de defender, em âmbito nacional, a regulamentação e o cumprimento da Lei.

O presidente da CMA, Nilson Sarti, explicou sobre a importância do desenvolvimento de orientações para os associados a respeito do tema. “Nós vamos desenvolver um passo a passo para orientar nossos associados, para que seja feita uma boa regulamentação das APPs. Esse é o nosso compromisso, para que os municípios não corram o risco de uma possível insegurança jurídica”, destacou.

Outros pontos abordados foram:

  • GT – Sustentabilidade – PBQP-h;

Grupo de trabalho com enfoque na economia mais verde. 

  • Lançamento do Sidac (27 de abril de 2022);

  • ABNT/CEE – 256 – ESG; 

A criação de documento introdutório sobre ESG, conta com a participação de cerca de 60 pessoas de diferentes setores do Brasil.  

  • GT Remediadores/Abiquim. 

Grupo de trabalho que visa promover discussão e instrução normativa do IBAMA e posteriormente consulta pública.

A presidente da Comissão Responsabilidade Social (CRS), Ana Cláudia Gomes, também esteve presente e destacou a criação de documento sobre ESG. De acordo com Ana Cláudia, o documento será um orientador, envolvendo todas as atividades econômicas do país e não apenas um recorte sobre a construção civil. “A gente percebe que muita gente quer começar a pôr em prática o ESG, mas não sabe por onde começar. A CBIC pode ajudar com algo mais específico para trabalhar dentro da nossa realidade”, disse.

De acordo com a presidente, representantes de diversos setores e entidades estão participando da elaboração deste documento. Segundo Ana Cláudia, a previsão é ser disponibilizado nos próximos meses. “O documento deve servir de base para micro, pequenas e médias empresas, sendo baseado em tudo o que já existe de forma sistematizada Nós buscamos informações, não só do Brasil, mas também internacionais”, completou. 

Para encerrar, Sarti destacou os temas prioritários para 2022, entre eles estão: 

  • Gestão hídrica e saneamento 
  • Eficiência energética
  • Resíduos
  • Carbono zero e descarbonização do setor 
  • ESG 
  • Legislação ambiental e APPs
COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.