Logo da CBIC
25/11/2019

Seminário lança normas ABNT sobre gestão de fontes alternativas de água

As normas ABNT NBR 16782 e ABNT NBR 16783 serão apresentadas no ‘Seminário Conservação de Água e Uso de fontes alternativas em edificações – Diferencial competitivo para empreendimentos’, a ser realizado nos dias 26 e 27 de novembro, das 8h às 17h, no auditório do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), em São Paulo. O evento é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades parceiras.

Coordenadas pelo SindusCon-SP, as normas elaboradas no âmbito do CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trazem diretrizes para projeto, uso, operação e manutenção de edifícios que tenham requisitos de sustentabilidade ou busquem certificações ambientais. Podem ser utilizadas também em edifícios existentes que realizem ações para melhoria da gestão da água.

No evento, as normas serão apresentadas pelo projetista Milton Gomes, da Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (ABrasip), e pelo professor José Carlos Mierwza, da Centro Internacional de Referência em Reúso de Água da Universidade de São Paulo (CIRRA USP). Além disso, exemplos práticos de atendimento às normas serão demonstrados por especialistas e construtoras.

O seminário tem como objetivo:

  • Apresentar soluções inovadoras para a gestão da água em empreendimentos residenciais, comerciais e serviços, considerando aspectos econômicos, ambientais e sociais.
  • Divulgar a aplicação das normas ABNT NBR 16782:2019 – Conservação de água em edificações — Requisitos, procedimentos e diretrizes, ABNT NBR 16783:2019 – Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações e ABNT NBR 15527:2018 – Água de chuva – aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos.
  • Apresentar metodologia de cálculo da Pegada Hídrica em Edificações.
  • Integrar construtores, projetistas, especificadores e pesquisadores com fabricantes e fornecedores de sistemas, equipamentos, materiais e prestadores de serviços.

Além disso, durante o seminário ocorrerá ainda o lançamento de duas publicações:

  • Guia Metodológico de Cálculo da Pegada Hídrica em Edificações, elaborado pela Caixa Econômica Federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e SindusCon-SP
  • Guia Orientativo das Normas de Água de conservação e uso de fontes alternativas de água em edificações, que integra o projeto ‘Desenvolvimento Sustentável na Indústria da Construção, da CBIC, do Senai Nacional e do SindusCon-SP.

O público alvo do seminário é composto por incorporadores, construtores, projetistas, pesquisadores, professores, alunos, gestores públicos, certificadores, instaladores, fabricantes e comerciantes de materiais e componentes, gestores de água, operadores privados, síndicos, gestores prediais, facilities, profissionais de organizações do setor, de instituições financeiras, de empresas prestadoras de serviços de saneamento e demais usuários.

Os assuntos tratados têm interface com o projeto ‘Desenvolvimento Sustentável na Indústria da Construção da CBIC e do Senai Nacional.

Veja a íntegra da programação e informações para inscrições.

 

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024