Logo da CBIC
04/10/2019

Sede do sindicato da construção do Paraná é autossuficiente em energia

DCIM101MEDIADJI_0204.JPG

Os desafios e benefícios do projeto de eficiência energética implantado na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) foram abordados na noite de ontem (3/10) pelo CEO da Petinelli, Guido Petinelli.

A partir deste mês, a sede administrativa da entidade, situada no Parolin, em Curitiba, torna-se autossuficiente em energia, ou seja, a edificação produz toda a energia que precisa para a sua operação, com geração de créditos junto à Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Da esquerda para a direita: Liciany Ribeiro (diretora da Ribeiro Solar); Sérgio Crema (presidente do Sinduscon-PR); Guido Petinelli (CEO da Petinelli); Daniel Pimentel Slaviero (presidente da Copel) e Felipe Faria (presidente do GBC Brasil)

 

Junto com o presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema, participaram do evento o presidente do GBC Brasil, Felipe Faria; o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, e a diretora da Ribeiro Solar, Liciany Ribeiro.

Além de todas as ações de eficiência energética, como parte de uma visão futura de Zero Energia, o projeto contemplou a implantação de um sistema um painel fotovoltaico no telhado da edificação com 90,1 KW de potência instalada para a geração de energia elétrica, que irá resultar em uma economia anual de aproximadamente R$ 62 mil na conta de luz da entidade.

O projeto também foi pensado e preparado que o Sinduscon-PR se candidate à certificação GBC Zero Energy, do GBC Brasil, organização que concede o selo às edificações que comprovam a autossuficiência energética. O conceito é atestar que em 12 meses corridos de operação a conta entre energia produzida e consumida pela edificação tenha sido igual a zero.

Segundo dados do GBC Brasil, já são 23 projetos registrados, com nove certificações LEED em todo o Brasil. Do total de certificações, cinco são de projetos que receberam a consultoria de sustentabilidade da Petinelli.

Em 2018, o país foi um dos protagonistas no movimento de construções sustentáveis. De janeiro a dezembro, foram 88 registros (três vezes mais que o ano anterior) de empreendimentos que solicitaram a certificação. Já para este ano, estima-se um crescimento de 40% comparado ao ano anterior.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024