Logo da CBIC
21/08/2019

CBIC participa de ‘Semana do clima’ em Salvador

Com o objetivo de dialogar e buscar soluções para enfrentar os desafios relacionados com as políticas de desenvolvimento de baixas emissões de gases, teve início na última segunda-feira, 19, em Salvador, a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima. O evento, que segue até sexta-feira (23), conta com a participação do vice-presidente da área de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Nilson Sarti.

Segundo Sarti, cientistas, dirigentes políticos, entidades governamentais e não governamentais estão reunidos para debater medidas ambientais frente às mudanças climáticas. Ele explica um dos temas mais importantes da semana é a discussão da redução da emissão de gases do efeito estufa e a resiliência urbana com adaptação às mudanças climáticas.

Na manhã desta quarta-feira (21), Nilson Sarti assistiu ao painel ‘Caminhos para o baixo carbono e futuro resiliente na América latina e áreas urbanas e assentamentos do Caribe’, que abordou uma estratégia de transição para a cidade de baixo carbono, economia urbana verde e inclusiva, pois 60% da área a ser urbanizada até 2030 ainda não foi construída. “As cidades estão ficando cada vez mais inteligentes, preocupadas com o meio ambiente e comprometidas com as metas de sustentabilidade”, explicou Sarti.

Estar à par das inovações na área é essencial para o setor, em um mundo que está cada vez mais demandando soluções sustentáveis. “O planejamento urbano moderno deve incluir um enfoque abrangente e preventivo da gestão de riscos. As condições climáticas, eficiência energética e reuso da água das edificações são alguns pontos que não podem mais ser ignorados”, enfatizou.

Os resultados da Semana do Clima serão levados para discussões da Cúpula de Ação Climática da ONU, que será realizada em 23 de setembro, em Nova York, bem como a COP-25, marcada para os dias 2 a 13 de dezembro, no Chile.

Os dois eventos têm como objetivo impulsionar a ambição climática mundial a fim de acelerar a implementação do Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024