
CBIC debate descarbonização e financiamento climático para a construção

A partir do compromisso de reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), assinado por 19 países, em 2016, no Acordo de Paris, o mundo tem buscado ações para amenizar o avanço do aquecimento global.
Nesse sentido, o Brasil tem procurado atuar com o processo de descarbonização e avançado em medidas Federais, como o Decreto nº 11.075, de 19 de maio de 2022, que aponta prazos para que setores estabeleçam metas para a redução de GEE. Além disso, o incentivo de financiamentos para construção verdes também já é uma realidade.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ciente da importância do setor no processo sustentável, participará da Expo Revestir, em São Paulo, na próxima quinta-feira (16), às 14h, com o painel “Descarbonização e financiamento climático para a construção” para aprofundar o debate sobre o tema. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer).
O painel contará com a coordenação do presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA/CBIC), Nilson Sarti, e a presença dos palestrantes Fernando Souza, responsável por Business Development em Green Buildings no Brasil para a IFC – International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial; e Lílian Sarrouf, coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do Sinduscon-SP.
Durante o encontro, será apresentada a ferramenta CECarbon, promovida pelo Sinduscon-SP. A plataforma é focada em edificações e visa facilitar o processo de cálculo de carbono pelas empresas.
“Nosso objetivo, além de facilitar o cálculo de carbono para pequenas e médias empresas, é realizar esse processo de forma padronizada. Quanto mais engajado estiver o setor, melhores resultados nós vamos ter”, apontou Lílian.