Logo da CBIC
07/03/2023

Sustentabilidade e produtividade são essenciais para economia, diz CBIC

O processo de construção com madeira foi o centro do debate durante workshop que marcou a abertura da exposição Woodlife Sweden, em Curitiba, nesta segunda-feira (6). O tema surge como alternativa para que a indústria da construção se torne cada vez mais sustentável. 

De acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, presente no encontro, a iniciativa  foi um importante passo para a formação de um setor com maior sustentabilidade e inovação. Para ele, a busca por novos modelos de construção é essencial para que o setor recupere sua relevância na economia nacional.

“Nossa participação no PIB, que hoje é de 3%, já foi o dobro disso. Se a gente quer realmente voltar a ocupar um espaço que já foi nosso, precisamos sair da caixinha, e aí existem duas palavras que são essenciais: sustentabilidade e produtividade. E uma das grandes soluções para isso são as construções com madeira”, apontou.

Para o consultor de sustentabilidade da CBIC, Silvio Barros, o workshop de estratégia para o uso de madeira engenheirada reuniu lideranças de toda a cadeia produtiva para contribuírem com a elaboração de políticas públicas para o uso da madeira na construção carbono positivo, gerando ideias e subsídios para a definição dos próximos passos. “A CBIC e a FIEP  assumiram a responsabilidade de processar este conteúdo acreditando nos impactos social, ambiental e econômico que podem consolidar o desenvolvimento sustentável brasileiro”, explicou. 

Paulo Roberto Pupo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), avaliou que o uso da madeira engenheirada, foco do evento, ainda está em fase inicial no país e a mobilização gerada pelo Woodlife Sweden é um marco para a união de esforços nessa cadeia produtiva, com potencial de ampliar esse mercado e impactar futuramente no consumo per capita de madeira no Brasil.

“Eventos como este, que reúnem vários interesses e em que apresentamos soluções construtivas, com representantes de peso dessa cadeia, são fundamentais”, disse Pupo, que é também superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).

O evento, promovido pela Fiep, em parceria com a Embaixada da Suécia, o Swedish Institute e o apoio da CBIC, contou com a participação de especialistas e empresários suecos e brasileiros. 

(Com informações da Fiep)



COMPARTILHE!

Agenda CMA

Maio, 2024