Logo da CBIC
07/03/2023

Sustentabilidade e produtividade são essenciais para economia, diz CBIC

O processo de construção com madeira foi o centro do debate durante workshop que marcou a abertura da exposição Woodlife Sweden, em Curitiba, nesta segunda-feira (6). O tema surge como alternativa para que a indústria da construção se torne cada vez mais sustentável. 

De acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, presente no encontro, a iniciativa  foi um importante passo para a formação de um setor com maior sustentabilidade e inovação. Para ele, a busca por novos modelos de construção é essencial para que o setor recupere sua relevância na economia nacional.

“Nossa participação no PIB, que hoje é de 3%, já foi o dobro disso. Se a gente quer realmente voltar a ocupar um espaço que já foi nosso, precisamos sair da caixinha, e aí existem duas palavras que são essenciais: sustentabilidade e produtividade. E uma das grandes soluções para isso são as construções com madeira”, apontou.

Para o consultor de sustentabilidade da CBIC, Silvio Barros, o workshop de estratégia para o uso de madeira engenheirada reuniu lideranças de toda a cadeia produtiva para contribuírem com a elaboração de políticas públicas para o uso da madeira na construção carbono positivo, gerando ideias e subsídios para a definição dos próximos passos. “A CBIC e a FIEP  assumiram a responsabilidade de processar este conteúdo acreditando nos impactos social, ambiental e econômico que podem consolidar o desenvolvimento sustentável brasileiro”, explicou. 

Paulo Roberto Pupo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), avaliou que o uso da madeira engenheirada, foco do evento, ainda está em fase inicial no país e a mobilização gerada pelo Woodlife Sweden é um marco para a união de esforços nessa cadeia produtiva, com potencial de ampliar esse mercado e impactar futuramente no consumo per capita de madeira no Brasil.

“Eventos como este, que reúnem vários interesses e em que apresentamos soluções construtivas, com representantes de peso dessa cadeia, são fundamentais”, disse Pupo, que é também superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).

O evento, promovido pela Fiep, em parceria com a Embaixada da Suécia, o Swedish Institute e o apoio da CBIC, contou com a participação de especialistas e empresários suecos e brasileiros. 

(Com informações da Fiep)



COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.