Logo da CBIC
01/12/2022

“A Bahia é considerada modelo no que se refere ao arcabouço de incentivo às construções sustentáveis”, diz Nilson Sarti

Crédito da foto: Paulo Almeida

Na última terça-feira (29), Salvador aderiu ao programa internacional para construções sustentáveis da IFC – International Finance Corporation, membro do Banco Mundial. Durante a ocasião, o prefeito Bruno Reis assinou o termo de assistência técnica juntamente com a instituição. Agora Salvador passa a integrar um seleto grupo de cidades brasileiras incluídas nesta ação, fortalecendo o Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, iniciativa da prefeitura que fomenta a construção de edifícios verdes, por meio de descontos no IPTU e outros benefícios fiscais. O evento aconteceu na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Sinduscon e a Ademi são parceiros nesta jornada. 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, ressaltou, em sua fala, o orgulho que sente do estado baiano. “Nós temos condições de fazer uma evolução dentro do IPTU Verde e da Certificação EDGE. Nós tivemos um compromisso forte com a IFC e fizemos um protocolo de entendimento com eles justamente para desenvolver isso no país inteiro. Começamos no Norte e reforcei que logo depois teria que ser Salvador, Bahia. Hoje o estado é considerado o melhor arcabouço de incentivo a construções sustentáveis do Brasil, quiçá do mundo. É um orgulho pra gente ter isso”, destacou. 

De acordo com o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, o setor é totalmente receptivo à inovação. “Poder unir a inovação e sustentabilidade traz grandes perspectivas. Como entidade representativa da construção no estado, estamos de portas abertas para mostrar que o setor está sempre interessado em fazer o melhor para a cidade, pois acreditamos que podemos transformá-la por meio da indústria do bem-estar. Queremos oportunizar o espaço como forma de testar na construção todas as opções e estratégias sustentáveis”, disse.

O prefeito Bruno Reis destacou que Salvador está sendo conhecida no Brasil e no mundo como cidade que tem compromisso com essa pauta, com essa agenda de sustentabilidade. “Inclusive, renovamos e assinamos o acordo de Paris, para garantir que até 2049 a gente possa neutralizar a emissão de carbono em nossa cidade. Então, a aplicação de recursos e iniciativas como esta é investimento, e não havia outro lugar melhor para gente celebrar a assinatura dessa parceria do que na sede do Sinduscon, onde todos nós aqui vamos fazer um pacto para ter uma cidade sustentável, uma cidade resiliente, mas acima de tudo uma cidade que nos últimos anos passou a ser destaque em todas as áreas e também, sem sombra de dúvidas, na área do meio ambiente”, destaca o gestor municipal.

O gerente-geral da IFC para o Brasil, Carlos Leiria Pinto, garante que a capital baiana já está à frente de outras cidades quando o assunto é sustentabilidade. “A cidade já está em um bom caminho, mas vamos colocar a cidade na liderança do mundo. Nossa assistência técnica vai cobrir várias áreas e vai, inclusive, permitir à prefeitura de Salvador contatar com outras cidades da América Latina que tenham esta experiência. Eu acho que Salvador já está exportando conhecimento, o que já é uma coisa imutável, mas também vai receber das experiências de outras cidades”, explica.

O Programa
Iniciado no Brasil em 2022, o Programa de Transformação de Mercado para as Construções Sustentáveis visa fomentar políticas públicas que possam promover incentivos para edifícios sustentáveis com certificação ambiental. 

As atividades da assistência técnica entre a IFC e a Prefeitura de Salvador envolvem o intercâmbio de boas práticas internacionais de incentivos aplicados às construções sustentáveis, intermediação para trocas de experiências com as prefeituras de Bogotá e Cali, na Colômbia, e capacitação no EDGE, uma inovação da IFC que tem como base um software que fornece soluções técnicas para adaptar o projeto do empreendimento a uma construção verde, com resultados ambientais e financeiros. 

As cidades de Belém, Manaus, Palmas, Porto Velho e Rio Branco já integram o programa no Brasil.

O tema tem interface com o projeto “Incentivo a Sustentabilidade na Indústria da Construção”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 7, 11, 13 e 17:

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024