Logo da CBIC
27/04/2022

CMA participa de lançamento de plataforma inédita de medição de pegada ambiental de CO2 e energia

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), participou, nesta quarta-feira (27), do lançamento do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac), uma plataforma web inovadora, que permitirá calcular a pegada de energia e de carbono de produtos de construção fabricados no Brasil. O sistema permitirá ao usuário conhecer a demanda de energia primária e emissão de CO2, do berço ao portão, ou seja, desde a extração dos recursos naturais necessários para fabricar o material de construção até a porta da fábrica. O Sidac é baseado em uma abordagem simplificada da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), focada nas questões ambientais mais importantes para a cadeia de valor da construção.

O evento contou com a participação do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Cesar Magalhães Domingues e da representante da União Europeia, Stephanie Harel, que trouxe diretrizes sobre o Pacto Verde Europeu, uma nova agenda de descarbonização mundial e onde pretendem levar o continente europeu à posição de território Carbono Neutro até 2050. Além disso, o professor Prof. Guillaume Habert, da Universidade de Zurique, falou sobre a importância da simplificação de obtenção de dados ambientais, a diferença entre emissão de energia e carbono e a presença de novos indicadores ambientais de desempenho para o setor da construção.

A CBIC participa como integrante do Comitê Consultivo do Sidac, que foi concebido a partir de uma visão holística e participativa, que envolveu diferentes atores, entre eles, o MME, o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Eletrobras-Procel, associações de fabricantes de materiais, projetistas e construtoras, entidades ligadas à pesquisa e inovação, entre outros. A ferramenta poderá ser utilizada para elaborar políticas públicas de incentivo à construção sustentável e de baixo carbono.

A Gestora de Projetos de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC, Mariana Silveira Nascimento, representante da CBIC no evento, enfatizou a atuação na entidade na área ambiental, através da CMA, listou como prioridade de trabalho na entidade no processo de descarbonização do setor e disseminação das diretrizes em torno dos conceitos da agenda ESG, a atuação institucional da CBIC nos grupos técnicos de trabalho junto ao Ministério de Minas e Energia e Ministério de Desenvolvimento Regional e a importância do papel da CBIC na disseminação e mobilização em torno de ferramentas funcionais e acessíveis para medições que se referem aos indicadores ambientais como o Sidac. Os próximos passos da parceria junto ao Sidac serão a divulgação e capilarização das diretrizes da plataforma e dar continuidade ao trabalho em conjunto com os demais envolvidos na iniciativa.

Já a Lilian Sarrouf, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Construção Civil (CMA/CBIC) e coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP, também presente no evento, ressaltou que a ferramenta é importante, pois vai trazer subsídios para o cálculo do inventário de emissões de carbono e de energia incorporada nos projetos e na área, na construção dos empreendimentos. “As ações poderão ser aplicadas em qualquer tipo de empresa, pequena, média ou grande. Isso é muito importante para nós, pois o Brasil é enorme e temos vários padrões e níveis de empresas”, disse.

Para conhecer mais o Sidac, foi lançado o site para acesso à plataforma durante o evento: https://sidac.org.br

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024