Logo da CBIC
22/03/2021

35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável no país

Ao celebrar o Dia Mundial da Água, um alerta nacional: o Brasil joga todos os dias na natureza o equivalente a 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento. Apesar das recomendações sanitárias, em meio à pandemia da Covid-19, cerca de 35 milhões de brasileiros – 5,5 milhões nas 100 maiores cidades do País –, não têm acesso à água potável e 100 milhões de pessoas à coleta e tratamento de esgotos, sendo 21,7 milhões nos maiores municípios. Os dados compõem o ‘Ranking do Saneamento’, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados.

A longo prazo, a expectativa é de que o Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020) acelere a expansão dos serviços de água e esgotos pelo País, cumprindo as metas de acesso à água tratada para 99% da população brasileira e coleta e tratamento dos esgotos para 90% até 2033.

“O Novo Marco Legal do Saneamento é um passo importante para o resgate da vergonhosa dívida social nessa área que ainda persiste no Brasil”, aponta o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge.

Qual a importância da água?

Instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de alertar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial da Água neste ano é ‘valorização da água’.

Experiências sobre ‘O que a água significa para você?podem ser compartilhadas por meio das redes sociais, utilizando as hashtags #WorldWaterDay e #Water2me, que alimentarão o próximo Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água da ONU e fornecerá dados que servirão de referência para a prática de ações para o uso sustentável de recursos hídricos como formas adequadas de proteger a água com eficácia para todos.

Além de aumentar a conscientização sobre a crise global da água, um dos principais focos da data também é apoiar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.

Por meio da sua Comissão de Meio Ambiente (CMA), a CBIC reforça a importância da reflexão sobre a responsabilidade do uso eficiente e consciente desse importante recurso hídrico.

“A indústria da construção tem um papel fundamental no compromisso de conservação da água’, destaca o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti.

Prioritário nas ações estratégicas da entidade, o tema já rendeu forte atuação do maior evento global sobre água e importantes publicações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional):

Confira!

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.