
Conselho de Desenvolvimento Econômico de Manaus empossa novo presidente

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese) empossou nesta sexta-feira (17), durante solenidade no auditório Auton Furtado, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus, o novo presidente da entidade, Romero Reis, e toda a diretoria para o biênio 2020-2021.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou do evento, representada pelo vice-presidente da Região Norte, Alex Dias Carvalho.
“Foi uma satisfação muito grande representar a CBIC e poder falar sobre a importância do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’ – capitaneado pela entidade e que já foi apresentado a 30 cidades do país – para Manaus, bem como parabenizar Romero Reis e desejar a ele e ao Codese continuidade no sucesso”, mencionou Alex Carvalho ao desejar “uma gestão extremamente profícua, que resulte em ações com cada vez mais qualidade de vida, bem-estar e, acima de tudo, orgulho para a população de Manaus de pertencer a uma cidade que olha e percebe o seu futuro e quer aquilo de melhor e essa melhoria é feita a partir do esforço contínuo de pessoas como o Romero e de tantos outros que estão se doando para o bem coletivo e o bem maior que é o bem-estar da sociedade como um todo”.
Romero Reis define próximos passos do Codese
O engenheiro e empresário do segmento da construção civil, Romero Reis, assumiu a presidência do Codese com o firme propósito de contribuir com melhorias para a infraestrutura da capital, bem como com a qualidade de vida dos cidadãos, a partir de um planejamento de longo prazo.
“O fortalecimento das alternativas econômicas permitirá inserir Manaus, até 2038, entre as melhores cidades brasileiras para se viver e trabalhar. Esse é o sonho que nós – voluntários codesianos apaixonados por Manaus – construímos a cada dia, com experiência e liderança”, garante Romero Reis.
“Ao longo de 2020 pretendemos ampliar a participação de entidades representativas da sociedade no Codese e desenvolver projetos que estejam alinhados com as demandas da sociedade, entre eles o projeto na comunidade agrícola Valparaíso, localizada na zona leste de Manaus, que produz boa parte das hortaliças da capital”, afirmou Reis.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank Souza, foi reeleito conselheiro do novo quadro diretivo da entidade. O presidente destacou o orgulho em poder continuar como conselheiro e ter participado da criação do Codese Manaus no estado, por meio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

“Muito me orgulha estar participando mais uma vez como conselheiro deliberativo do Codese, agora, na nova gestão do novo presidente Romero Reis. Como presidente do Sinduscon-AM, uma das minhas ações mais importantes foi a participação consolidação do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, capitaneado pela CBIC para o Amazonas, que deu início ao Codese Manaus, projeto que traz protagonismo para o cidadão em relação ao desenvolvimento da cidade, já como conselheiro da entidade participei da criação das seis câmaras técnicas, firmadas em 2018. É por grandes projetos assim que me orgulho, meu sentimento é de satisfação pelo protagonismo do empresariado, do cidadão e do poder público, em poder pensar Manaus, ter direcionamento mais ajustado, mais elaborado para trazer melhorias e qualidade de vida para a população amazonense”, reforçou o presidente do Sinduscon-AM.
A nova diretoria, eleita por aclamação no dia 25 de novembro de 2019, é composta pelo vice-presidente, Euler Guimarães Menezes de Souza, e pelos conselheiros fiscais:
- Francisco de Assis Mourão Júnior
- Mário Jumbo Miranda Aufiero
- Manoel Carlos de Oliveira Júnior
- Afonso Luiz Costa Lins Junior
Conselheiros deliberativos:
- Ulisses Tapajós Neto
- Raul Carlos Araújo de Andrade
- Frank do Carmo Souza
- Lamisse Said da Silva Cavalcanti
Codese Manaus
O Codese Manaus é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sem vínculo político-partidário ou religioso, formada pela sociedade civil organizada, por intermédio de entidades representantes e representativas de segmentos capazes de contribuir para o planejamento e busca de soluções para o futuro da cidade de Manaus.
A organização foi criada em 2015 com a finalidade de possibilitar que a sociedade se torne protagonista do futuro da cidade, elaborando e atualizando, de forma contínua e participativa, planos, estudos, projetos e iniciativas decorrentes de tais propósitos.
Ações de consolidação
A II Feira do Polo Digital de Manaus, que aconteceu em novembro de 2019, também foi uma realização do Codese Manaus e superou todas as estimativas da organização. Ao longo dos três dias de evento, 21 mil pessoas passaram pelo local, que reuniu mais de 100 expositores, dentre institutos e empresas de TI, startups, universidades e incubadoras, além de palestras e outras atividades paralelas.
O valor de negócios prospectados durante a feira também bateu recorde, totalizando R$ 24,5 milhões, o dobro da edição anterior. Já o montante de negócios fechados durante os três dias de evento chegou a R$ 1,9 milhão.
De acordo com Romero Reis, a chamada Indústria 4.0, que tem no Polo Digital um dos seus pilares, abre novas perspectivas para a Zona Franca de Manaus, gerando empregos de qualidade e ajudando a diversificar a economia local, bem como trabalham para levar soluções à população de baixa renda. Por isso, Romero considera que esses fatores indicam que o Polo Digital na capital amazonense está em franco processo de crescimento e consolidação.
O Futuro da Minha Cidade
Desde 2012, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e patrocínio da Caixa Econômica Federal, realiza o projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, que visa desenvolver e fortalecer o protagonismo na sociedade civil organizada para pensar e atuar no planejamento de um futuro de pelo menos 20 anos para as cidades, de forma apartidária, superando as gestões públicas.
O projeto surgiu da experiência bem sucedida da cidade de Maringá-PR, por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem/Codese), que possui um caráter deliberativo e consultivo e tem como finalidade propor e fazer executar política de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano e tem como características a participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, representatividade política apartidária, foco no desenvolvimento econômico e representatividade da sociedade organizada.