Logo da CBIC
14/09/2018

Qual o Brasil que eu quero para o futuro?

Essa foi uma das frases mais ouvidas nos últimos dias…

Muito se ouviu, muito se pediu…

Mas precisamos entender que: mais do que pedir a mudança é preciso fazer a mudança acontecer!

Se queremos mudar algo, precisamos ser protagonistas dessa mudança e não refém dela.

Essa é a frase principal do projeto O FUTURO DA MINHA CIDADE, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), desde 2012, com correalização do Sesi Nacional e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Já naquela época, a CBIC queria participar de forma mais ativa do processo eleitoral. Verificou que o ideal era ter a participação efetiva do cidadão para ser protagonista das suas decisões.

A implementação do projeto ocorre por iniciativa da Sociedade Civil Organizada, que cria um Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codese), de forma voluntária e apartidária, para organizar a participação da sociedade nas proposições do planejamento urbano da cidade a longo prazo.

Ou seja, identificar e propor sugestões daquilo que se espera para a cidade, nos próximos 20, 30, 40 anos.

Assim é gerado um programa de desenvolvimento para a Cidade, que passa pelo mandado de vários dirigentes públicos.

É um grande fórum de discussão de assuntos. Não estamos falando de reuniões de condomínio onde todos reclamam e ninguém faz nada. Falamos da utilização inteligente dos instrumentos modernos de comunicação. O diálogo aparece e a população participa. Ou seja, gerar oportunidade de diálogo entre o Poder Público, empresas e cidadãos se aproximam por meio de interesses convergentes.

O início do projeto foi em Maringá, no noroeste do Paraná. Hoje o projeto já foi implementado em 27 cidades, entre elas, Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Bento Gonçalves (RS), Natal (RN), São Luis (MA), Volta Redonda (RJ) e nos próximos meses será levada à Rio do Sul (SC), Santa Rosa (RS), Santos (SP) e Santarém (PA).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Este Mês
Comissão de Meio Ambiente
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.