Logo da CBIC
02/03/2018

Avançam as ações dos Conselhos das Cidades que integram “O Futuro da Minha Cidade”

Workshop avaliará em junho os resultados e as futuras ações do projeto do setor da construção

 O Futuro da Minha Cidade trata-se de uma iniciativa que tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade. Esta ação propõe um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo as principais lideranças do município. O projeto tem algumas características principais: a participação voluntária de grande parte das pessoas que compõem a hierarquia do conselho de desenvolvimento da cidade e a visão de planejar o futuro. Desta forma, a natureza está em planejar e tecer alianças para executar, o que impede que o conselho tenha qualquer conflito com o trabalho do poder público. Estas duas frentes, aliás, são complementares na gestão da cidade. O apartidarismo, que trata da ausência de ligação com partidos políticos, é fundamental para garantir a legitimidade do conselho e preservar os interesses, desejos e demandas da sociedade, além do foco no desenvolvimento econômico, que define todos os projetos executados pelo conselho. 

No próximo dia 7 de junho de 2018, na cidade de Uberlândia-MG, está prevista a realização do segundo workshop sobre Resultados e Ações Futuras do Projeto “O Futuro da Minha Cidade”, iniciativa realizada em correalização com o Sesi Nacional e patrocínio nacional da Caixa. O grande objetivo desse encontro é dar continuidade à troca de experiências com cidades integrantes do Projeto, lições aprendidas e resultados obtidos, buscando construir conclusões para atualizar o Manual do Projeto, apresentando e disseminando junto aos diversos atores envolvidos, bem como desenvolver um novo planejamento conjunto para a iniciativa, conforme diretrizes utilizadas no primeiro Workshop, realizado no dia 31 de outubro de 2017, em Goiãnia. Nesta oportunidade, teremos a participação do Coden de Uberlândia, que apresentará as ações desenvolvidas desde a integração ao projeto e respectiva evolução e os palestrantes do evento, Silvio Barros e Marcella Arruda. Teremos novamente um espaço dedicado ao andamento do Projeto para as cidades integrantes e, finalmente, debates e consolidação dos resultados, desafios e apoio no plano de trabalho para as localidades.

 A sede do próximo encontro foi selecionada por conta dos trabalhos desenvolvidos do Coden Uberlândia, que tem como objetivo planejar a cidade no longo prazo, iniciando agora ações concretas para que ela continue a crescer, desenvolver e oferecer condições de vida digna aos cidadãos do futuro. Trata-se de uma iniciativa da sociedade civil, que trabalhará em conjunto com o setor público, mas que vai além da transitoriedade dos mandatos políticos e de seus mandatários. A iniciativa local foi dos empresários Luiz Alberto Garcia, do Grupo Algar e de Panayotes Emmanuel Tsatsakis, do Sinduscon-TAP. O primeiro convite foi para reunir pessoas interessadas em participar das discussões. Em um segundo encontro, começaram a ser discutidas propostas práticas, que serão aprofundadas e terão suporte do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia 2100 (Coden Uberlândia 2100). Um dos projetos apresentados foi a proposta da ligação das avenidas Getúlio Vargas e Monsenhor Eduardo. E outro foi a revitalização da área central de Uberlândia.

 OBJETIVOS DOS CONSELHOS

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Goiânia visa criar soluções dinâmicas para o Desenvolvimento Econômico da Capital, para que em 2033, ano de seu centenário, Goiânia esteja entre as 10 melhores cidades para se viver, segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em outubro de 2017, a Prefeitura de Goiânia e o Codese assinaram projeto de conclusão da Avenida Leste Oeste, a doação do projeto é no valor de R$ 1,4 milhão e engloba revitalização da Praça do Trabalhador e conclusão da parte Leste da via.

Em Cascavel, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel – Cascavel 2030, foi instituído por diversas entidades e entregue no ano de 2012. É composto por mais de 65 entidades representativas de Cascavel que, de forma voluntária, contribuem com desenvolvimento do munícipio. O Conselho tem como missão estimular à transformação de ambientes urbanos em espaços propícios a inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis, que tragam novas perspectivas ao desenvolvimento e, por conseguinte, tragam progresso à sociedade. Neste período de funcionamento, o Conselho já aponta os horizontes para mudanças atuais e o planejamento de um novo futuro ainda mais promissor. A participação da sociedade civil organizada é a alma do Conselho que, com o caráter deliberativo e consultivo, formula e promove políticas de desenvolvimento econômico e social.

Entre 2014 e 2017, o projeto já conta com as seguintes cidades:  Aparecida de Goiânia-GO; Belém-PA; Brasília-DF; Campo Grande-MS; Cascavel-PR; Caxias do Sul-RS; Chapecó-SC; Goiânia-GO; Itapema-SC; João Pessoa-PB; Joinville-SC; Manaus-AM; Natal-RN; Porto Velho-RO; Santa Cruz do Sul-RS; Santa Maria-RS; São Gonçalo do Amarante-CE; São Luís-MA; Teresina-PI; Uberlândia-MG; Vitória-ES e Volta Redonda-RJ. No próximo ciclo desta ação, está confirmada a realização do evento de sensibilização de Bento Gonçalves-RS, no próximo dia 26 de abril de 2018, formalizando a adesão da cidade gaúcha.

 

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024