Logo da CBIC
09/04/2018

Setor da construção leva capacitação sobre Ética & Compliance para Manaus

O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que será realizado nesta quarta-feira (11/04), a partir das 16h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em Manaus/AM.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sesi Nacional, o seminário vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Esse debate e conscientização são cada vez mais importantes no Brasil”, acrescenta.

Realizado pelo Sinduscon-AM, o encontro mobilizará empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário local. A jurista, ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon, confirmou presença em painel que discutirá a Ética & Compliance na Construção. Também participam do seminário o cientista político Leonardo Barreto; o conselheiro do Tribunal de Contas do estado do Amazonas, Érico Xavier Desterro e Silva, e o gerente de compliance da Alubar, André Cruz.

A CBIC apresentará o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

Projeto desenvolvido em correalização com o Sesi Nacional oferece material inédito que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil, e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.