Logo da CBIC
17/12/2021

Saiba como o CBIC Jovem pode auxiliar na capacitação dos operários do setor

Em busca de soluções para que, de forma branda e amigável, o setor da construção possa mostrar para seus trabalhadores que a tecnologia veio para incluí-los digitalmente, o Grupo CBIC Jovem decidiu criar uma espécie de “Assistente Virtual” para os operários do setor da construção encontrarem conteúdos técnicos confiáveis sobre os assuntos que dizem respeito às suas ocupações.

A ideia é ter uma ferramenta para ajudar/ensinar o trabalhador do setor de forma que ele encare a tecnologia como aliada e não como ameaça.

O objetivo, segundo a líder jovem do projeto, a engenheira civil Heloísa Barbosa de Resende, é proporcionar soluções para auxiliar na capacitação e inclusão digital dos operários da construção civil.

O projeto está na fase das etapas de Descoberta e Validação. “Descoberta, pois seguimos entrevistando o nosso público-alvo (operários e engenheiros) para obter mais dados sobre seus principais desafios e dificuldades no quesito capacitação. Validação, pois temos em andamento um protótipo com mais de 60 playlists no YouTube e mais 130 vídeos devidamente curados”, menciona a responsável pelo projeto.

Em nosso protótipo, através de um link, o operário acessa a solução e é convidado a fazer escolhas com base na árvore de opções. Conforme as escolhas dos usuários, eles são conduzidos a uma playlists de vídeos do YouTube que foram devidamente curados para auxiliá-lo no entendimento do tema final escolhido. Caso o usuário não tenha encontrado o tópico desejado, ele pode responder a solução explicando a sua dúvida por escrito, áudio ou vídeo.

Próximos passos

Com o auxílio das entrevistas e uma vez validado o protótipo, o próximo passo é de estruturação de MVP (mínimo produto viável).

Após a estruturação do MVP, a entidade seguirá com a fase de divulgação da solução.

“Após o MVP consolidado, o grupo entende que uma evolução possível do projeto é utilizar Inteligência Artificial para transformar o nosso Assistente Virtual em um chatbot. Aumentando a interação, dinamismo e melhorando usabilidade do usuário”, diz.

A iniciativa tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.