Logo da CBIC
31/01/2020

Responsabilidade social da construção aumenta número de atendimentos

O Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) realizou em 2019 cerca de 15 milhões de atendimentos em saúde, odontologia e serviço social, prestados em todo o Estado de São Paulo – um incremento de 10%, na comparação com 2018.

Desse total, 1,6 milhão de atendimentos foi realizado nas unidades próprias da entidade, voltadas aos trabalhadores da construção civil paulista e seus familiares. Os outros 13,4 milhões ocorreram nas unidades das redes públicas de saúde estadual e paulistana que o Seconci-SP administra, na qualidade de Organização Social de Saúde (OSS).

“Em função do crescimento significativo da demanda, ampliamos para cerca de 14.800 o número de nossos colaboradores (aumento de 14%), dos quais 3.300 médicos”, relata o presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa.

Programa eleva segurança assistencial dos pacientes 

Mesmo tendo conquistado diversas certificações de excelência no atendimento em saúde, o Seconci-SP iniciou um programa visando elevar ainda mais a segurança assistencial aos pacientes atendidos nas unidades próprias e administradas. A iniciativa é dividida em seis metas alinhadas às diretrizes internacionais da Organização Mundial de Saúde: Identificação Correta; Comunicação Efetiva; Segurança em Medicamentos de Alta Vigilância; Cirurgia Segura; Reduzir Riscos de Infecção e Evitar Dano por Queda.

A entidade também ampliou a atuação de sua Área de Engenharia Clínica, responsável pela gestão do parque tecnológico da instituição, garantindo que todos os equipamentos eletromédicos, como eletrocardiógrafos, monitores de sinais vitais e desfibriladores, funcionem corretamente, evitando diagnósticos imprecisos ou incorretos.

 

Atividades voltadas à construção civil em 2019

Em suas 13 unidades próprias na capital, litoral e interior paulista, o Seconci-SP disponibiliza, aos trabalhadores das empresas da construção paulista e seus familiares, atendimentos ambulatoriais em 21 especialidades médicos e odontológicos. Realiza exames laboratoriais, de imagem e de métodos gráficos, e atendimentos de fonoaudiologia, nutrição, serviço social, enfermagem e fisioterapia. Oferece assessoria em medicina ocupacional e saúde e segurança do trabalho. E presta serviços de prevenção e assistência social.

 

Investimentos

Em 2019 a entidade realizou uma série de investimentos em suas unidades próprias. Novos equipamentos médicos, de informática e telecomunicações foram adquiridos, realizaram-se obras de reforma e houve renovação de mobiliário.

Ishikawa destaca que em 2020 a construção civil deverá voltar a crescer, com a retomada dos investimentos em infraestrutura e construção imobiliária. Isso acarretará um aumento no nível de emprego dos trabalhadores do setor, aumentando novamente a demanda pelos serviços do Seconci-SP.

Em consequência, a entidade elevará seus investimentos, instalando uma nova unidade regional no interior de São Paulo e prosseguindo na modernização e aquisição de novos equipamentos médicos, de informática e telecomunicações, além de realizar mais reformas e renovações de mobiliário.

 

Atividades na Administração das Unidades da Rede Pública em 2019

No serviço público, a OSS Seconci-SP administra 64 unidades das redes do Estado e do Município de São Paulo e participa em mais de 20 serviços de saúde do Município. Entre as unidades estão 5 hospitais estaduais.

 

Novas unidades

  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil II Ermelino Matarazzo – O prefeito Bruno Covas inaugurou em janeiro, ao lado do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, e de Haruo Ishikawa, o Caps II Ermelino Matarazzo, administrado pelo Seconci-SP. A nova unidade conta com 29 profissionais e tem como meta mensal oferecer atendimento de qualidade em saúde mental para até 300 crianças e adolescentes, com idade até 18 anos.
  • UBS reinaugurada: Com a presença do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Granada, administrada pela SAS/Seconci-SP, foi reinaugurada e entregue à população com diversas melhorias, em 23 de dezembro.

 

Certificações

  • Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Bourroul – Obteve em janeiro a Acreditação Nível Plena (nível 2), concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Localizada no centro da capital paulista, a AME Bourroul oferece atendimento em 15 especialidades médicas, além de uma série de exames clínicos.
  • Serviço Estadual de Diagnósticos por Imagem (Sedi) II – Recebeu a Certificação ISO 9001:2015. Instalada em área anexa ao Ambulatório Médico de Barradas, o Sedi II emite laudos de exames médicos em até 4 horas, 24 horas por dia, 7 dias na semana.
  • Hospital Estadual Vila Alpina (Heva) – A unidade renovou por mais três anos sua acreditação Qmentum International IQG (antes denominada Accreditation Canada), em seu nível máximo de excelência: Diamante. A instituição havia conquistado a certificação em 2016.

 

Programas de Residência Médica

  • Visando ampliar a forma a formação de médicos especialistas para o SUS e disponibilizar o padrão de excelência de seus hospitais para o ambiente de ensino e formação, o Seconci-SP abriu 58 vagas para o seu Programa de Residência Médica, em 10 especialidades, distribuídas em quatro dos hospitais públicos administrados pela entidade – Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Estadual de Sapopemba, Hospital Geral de Itapecerica da Serra e Hospital Regional de Cotia.
COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.