Logo da CBIC
10/10/2019

Outubro Rosa: 95% dos casos de câncer de mama têm chances de cura

Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia revelam que 95% dos casos de câncer de mama no País têm chances de cura, se detectado no começo, por isso importância dos exames anuais feitos pelas mulheres e a ampliação da rede de diagnóstico para a doença. “Infelizmente, a maioria das mortes por câncer de mama acontece por conta de um diagnóstico tardio”, ressalta a enfermeira Nara Borges, especialista em obstetrícia, enfermagem do trabalho, saúde pública e estratégias de saúde da família.

Considerado o mais comum tipo de tumor cancerígeno no Brasil e o que mais mata mulheres no País, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 no Brasil são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% das neoplasias em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Os números são do relatório ‘A situação do câncer de mama no Brasil’ elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e divulgado neste mês do Outubro Rosa.

O documento também revela que em 2016 foram registrados 16.069 óbitos por câncer de mama em mulheres, o que representa uma taxa bruta de mortalidade de 15,4 óbitos por 100 mil mulheres. As maiores taxas foram observadas nas regiões Sul e Sudeste do País, respectivamente com 19,3 e 18,5.

 

‘Outubro + que Rosa’ do Seconci-GO

Nara Borges durante palestra em canteiro de obra em Goiânia (Foto: Divulgação)

 

À convite do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Goiás), Nara Borges ministrará 13 palestras que serão realizadas em canteiros de obras de Goiânia e nas sedes administrativas de construtoras ao longo deste mês. A ação, que faz parte do projeto ‘Outubro + que Rosa’, do Seconci-GO, será destinada a mulheres que trabalham nesses locais e também aos homens, para que sirvam de multiplicadores das orientações serão passadas pela especialista.

“Apesar do setor da construção ter em seus canteiros uma maioria de homens, o público feminino vem crescendo nos últimos anos, sendo também presente. Além disso, nossa iniciativa beneficia as esposas e filhas dependentes dos profissionais de empresas associadas ao Seconci e todo o seu ciclo familiar e de amizade, uma vez que são estimulados a multiplicar as informações recebidas”, destaca o presidente do Seconci-GO, Célio Eustáquio de Moura.

Nara Borges explica que uma das principais barreiras para que as mulheres encarem um tratamento contra o câncer de mama é o risco da perda da feminilidade e da autoestima. Porém, a especialista destaca que, com a evolução das tecnologias e técnicas cirúrgicas, hoje os tratamentos são menos agressivos e hoje há a lei que garante à mulher o direito à reconstrução mamária para aquelas que passaram por mastectomia, procedimento oferecido inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a especialista, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados e os outros 70% dos casos deveriam ter diagnóstico precoce, evitando assim os índices de mortalidade e morbidade. “A prevenção acontece por meio da adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; etc.”, destaca Nara Borges.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.