Logo da CBIC
18/12/2020

‘Inteligência Emocional’ encerra atividades da área de responsabilidade social em 2020

A área de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encerrou, durante videoconferência nesta sexta-feira (18), as atividades de 2020 com destaque para um balanço das iniciativas realizadas no ano e uma palestra especial sobre ‘Inteligência Emocional como fator de sucesso no trabalho’.

Para a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes, o mercado de trabalho e a vida têm exigido, neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), inteligência emocional em todas as esferas da vida.

“2020 não podia terminar com uma pauta mais importante do que esta da Responsabilidade Social. A pandemia colocou holofotes nas desigualdades sociais e nos fez repensar a importância de cuidar das pessoas e da saúde”, menciona Gomes, resgatando palestra da filósofa Lúcia Helena Galvão Maia, durante o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), disponível na plataforma do evento, que propôs ‘reflexões sobre a necessidade da sociedade resgatar a humanidade’.

A palestrante Flavia Fernandes, mestre de cerimônia de eventos corporativos, destacou que inteligência emocional é um dos fatores de maior importância nos relacionamentos interpessoais, principalmente neste ano de pandemia, e apontou formas para obter melhores resultados no desenvolvimento pessoal e profissional. “A emoção é a base de tudo o que a gente enxerga, atrai e cria nas nossas vidas”.

“Ter a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções e a das pessoas que estão à volta é o que fortalece e diferencia o profissional, porque é a inteligência emocional que consegue fazer com que ele mantenha a sua produtividade, em momentos de pressão e de crise, e tome iniciativas que mobilizem e incentivem o time para as metas traçadas”, disse, reforçando a importância da alegria, emoção que atrai tudo o que se deseja.

Balanço das atividades de 2020

Durante a reunião também foram avaliadas as ações da área no ano de 2020.

Dentre os projetos desenvolvidas pela CRS/CBIC, Ana Claudia Gomes destacou a pesquisa que a entidade está terminando para levantar o ‘Perfil das pequenas e médias empresas do setor da construção’ em todo o país, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). O objetivo é entender quais são as principais demandas e fragilidades dessas empresas e como a CBIC pode efetivamente contribuir para fortalece-las.

Também foram destacados os projetos do curso de EAD de ‘Ética e Compliance em tempos de crise’ e o ‘Desenvolvimento de Lideranças’, esse último com a participação de jovens das cinco regiões do país, extremamente engajados, que resultou na criação da pesquisa ‘Transformação Digital na Indústria da Construção’ e da Categoria Startup no Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, da Comissão de Materiais de Qualidade e Produtividade (Comat), e na realização de painel no Quintas da CBIC.

Além disso, Gomes citou o Mapeamento das Boas Práticas de Responsabilidade Social da CBIC durante a pandemia, que resultou em eventos regionais com apresentação de boas práticas de entidades e empresas do setor, e que está à disposição dos interessados, no site da entidade.

Os temas tratados durante à reunião têm interface com Projeto 01 – ‘Perfil das pequenas e médias empresas do setor da construção’, Projeto 02 – ‘Ética e Compliance em tempos de crise’, Projeto 03 – ‘Desenvolvimento de Lideranças’ e Projeto 4 – ‘Responsabilidade Social e a valorização do trabalhador’ da CRS/CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.