Logo da CBIC
21/01/2020

Sesi oferta vagas para ensino médio e técnico em edificação

As aulas do programa de Ensino Médio da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) Sesi (Serviço Social da Indústria), que inclui, entre outros, cursos para as formações em Técnico em Edificações e Técnico em Sistemas de Energia Renovável, terão início no próximo dia 5 de fevereiro, na Escola Firjan Sesi Tijuca, no Rio de Janeiro.

O programa contempla 240 vagas e inclui curso técnico da Firjan Senai, nos turnos da manhã e da tarde. Podem participar os dependentes de industriários ou de ex-industriários, com comprovação de vínculo de até três anos, e a comunidade em geral.

No primeiro ano do Ensino Médio, o aluno cursará, em um turno, as disciplinas da Matriz Curricular do Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro (Sesi-RJ). Depois disso, ainda no primeiro semestre, os estudantes cursarão, no turno inverso, dois cursos de Iniciação Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai-RJ). O objetivo é experimentar as formações para definir o curso técnico que deverá ser iniciado no segundo semestre.

No segundo ano, em um turno o aluno dará prosseguimento aos estudos do ensino médio e, no outro, dará continuidade e concluirá o curso técnico. Já no terceiro ano, em um turno o aluno dará prosseguimento ao Ensino Médio e no outro poderá optar entre o preparatório para o Enem – com carga horária distribuída em três dias da semana, além de um dia de orientação para projetos na área de educação profissional. Ele também poderá participar de estágio referente ao seu curso técnico em um dos turnos da semana.

As pré-inscrições para o processo seletivo encerraram no último dia 15 de janeiro. Como pré-requisito para as inscrições era preciso ter renda per capita familiar de até 1,5 salário-mínimo.

Alunos do programa terão dupla certificação

A proposta inovadora visa articular a educação básica com a educação profissional, oferecendo ao estudante a dupla certificação. “O aluno terá uma boa formação no Ensino Médio, tendo contato com todas as suas particularidades, como também sairá tecnicamente preparado para a formação pela qual optar, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho”, explica Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da Escola Firjan Sesi.

Mais informações no site da Escola Firjan Sesi.

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024