Logo da CBIC
20/05/2020

Covid-19: Sinduscon-PA orienta trabalhadores na volta das atividades

Na retomada das atividades no Pará, apos um período de lockdown imposto pelo estado, trabalhadores da Construção Civil estão recebendo orientações de saúde e segurança para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. A ação foi implementada pelo Sindicato da Industria da Construção Civil (Sinduscon/PA), a partir de uma parceria com o Serviço Social da Indústria do Pará (Sesi-PA), em 50 canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

Segundo o presidente do Sinduscon/PA, Alex Carvalho, o objetivo é sistematizar, padronizar e fortalecer ações que já vinham sendo realizadas pela entidade nos canteiros de obra e junto aos demais trabalhadores da construção civil, com divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados ao coronavírus e distribuição de máscaras. “A partir da parceria do Sesi-PA, pretendemos conseguir resultados maiores e mais eficazes, criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas para atuar nesse cenário e para que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas atividades”, explicou Carvalho.

Carvalho destacou, ainda, que se reuniu com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e com o governador do estado, Helder Barbalho, levando informações sobre como serão focadas as ações de prevenção. “Esse encontro nos fortaleceu muito, pois comprova a necessidade de uma retomada com responsabilidade neste momento. Vamos levar aos trabalhadores da construção civil da região metropolitana de Belém boas práticas que possam transcender os canteiros de obras, o que vai trazer uma percepção de segurança em relação aos riscos de contágio. Além disso, a ideia é que eles sejam multiplicadores dessas informações dentro das suas casas, junto aos seus familiares, contribuindo para que possamos erradicar o quanto antes essa pandemia”, frisou o presidente do Sinduscon-PA.

Também será implementado um checklist para que a própria empresa possa fazer a verificação constante das medidas de higiene na obra, entre outras ações de minimização de riscos de acordo com a legislação de saúde e segurança vigente. Para evitar o contágio, todos os conteúdos informativos (cartilhas, cards, cartazes) repassados aos trabalhadores serão distribuídos em meio digital (e-mail, whatsapp e rede social).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024