Logo da CBIC
20/05/2020

Covid-19: Sinduscon-PA orienta trabalhadores na volta das atividades

Na retomada das atividades no Pará, apos um período de lockdown imposto pelo estado, trabalhadores da Construção Civil estão recebendo orientações de saúde e segurança para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. A ação foi implementada pelo Sindicato da Industria da Construção Civil (Sinduscon/PA), a partir de uma parceria com o Serviço Social da Indústria do Pará (Sesi-PA), em 50 canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

Segundo o presidente do Sinduscon/PA, Alex Carvalho, o objetivo é sistematizar, padronizar e fortalecer ações que já vinham sendo realizadas pela entidade nos canteiros de obra e junto aos demais trabalhadores da construção civil, com divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados ao coronavírus e distribuição de máscaras. “A partir da parceria do Sesi-PA, pretendemos conseguir resultados maiores e mais eficazes, criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas para atuar nesse cenário e para que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas atividades”, explicou Carvalho.

Carvalho destacou, ainda, que se reuniu com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e com o governador do estado, Helder Barbalho, levando informações sobre como serão focadas as ações de prevenção. “Esse encontro nos fortaleceu muito, pois comprova a necessidade de uma retomada com responsabilidade neste momento. Vamos levar aos trabalhadores da construção civil da região metropolitana de Belém boas práticas que possam transcender os canteiros de obras, o que vai trazer uma percepção de segurança em relação aos riscos de contágio. Além disso, a ideia é que eles sejam multiplicadores dessas informações dentro das suas casas, junto aos seus familiares, contribuindo para que possamos erradicar o quanto antes essa pandemia”, frisou o presidente do Sinduscon-PA.

Também será implementado um checklist para que a própria empresa possa fazer a verificação constante das medidas de higiene na obra, entre outras ações de minimização de riscos de acordo com a legislação de saúde e segurança vigente. Para evitar o contágio, todos os conteúdos informativos (cartilhas, cards, cartazes) repassados aos trabalhadores serão distribuídos em meio digital (e-mail, whatsapp e rede social).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.