Logo da CBIC
19/05/2020

Covid-19: Empresa disponibiliza teste para 100% dos colaboradores

Preocupada com a saúde dos colaboradores, a Construtora Rôgga, de Santa Catarina, está investindo em prevenção contra a Covid-19. Mesmo sem casos suspeitos, a empresa decidiu ampliar as medidas de proteção ao coronarívus e, como uma das pioneiras em Santa Catarina, disponibilizará o teste para 100% dos funcionários.

Além dos protocolos de segurança já adotados, como o distanciamento físico, uso de máscara, álcool em gel e aferição da temperatura, entre outras iniciativas, a Rôgga Empreendimentos aderiu ao Projeto Catarinense Covid-19, realizado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Para beneficiar seus trabalhadores, a empresa adquiriu 300 testes moleculares tipo RT-PCR (que identificam material genético do vírus) e iniciou as coletas nesta sexta-feira, dia 15 de maio, no Centro de Triagem em Joinville, montado na Associação Atlética Tupy, no bairro Boa Vista. A testagem começou pelos funcionários da matriz. Os resultados serão entregues em 24 horas.

Empresa Rôgga realiza testagem de Covid-19 nos funcionários.

Segundo o presidente da Biomehub, Luiz Felipe Valter de Oliveira, trabalhos científicos recentes apontam que um dos principais fatores que dificultam o controle da Covid-19 é a capacidade de pessoas assintomáticas transmitirem o vírus (aquelas que estão infectadas com o coronavírus, mas ainda não apresentam sintomas).

Por isso, continua Luiz Oliveira, os métodos moleculares para identificação destes casos de forma precoce são importantes, aumentando a segurança dos colaboradores e das empresas. “Com certeza, iniciativas como essa vão impactar positivamente no combate à disseminação da Covid-19” ressalta.

Já o médico infectologista Dr. Luiz Henrique Melo reforça que esta ação realizada pela Rôgga é de grande importância tanto para a empresa quanto para a comunidade, pois a testagem gera segurança para os trabalhadores e seus familiares. “Este projeto piloto que está sendo aplicado aqui no centro de triagem Covid-19 com a Rôgga vai nos dar uma amostragem de como será a logística e o processo para, posteriormente, abrir para demais empresas da cidade”, ressalta.

Vilson Buss, presidente da Rôgga, destaca, ainda, que a medida faz parte das ações que a empresa está colocando em prática para dar segurança aos funcionários. “Não temos nenhum caso suspeito entre o quadro de profissionais, mas por meio desta triagem conseguimos realizar um monitoramento da saúde dos nossos colaboradores, visando conter e reduzir a chance de surtos, que apresentam risco para a saúde de todos. Precisamos aprender a conviver com a Covid-19 e ao mesmo tempo manter a saúde e a produtividade”.

De acordo com o superintendente geral da Fundação CERTI, Erich Muschellack, idealizador do Projeto Covid-19, diversas evidências apontam que um dos grandes motivos para a rápida dispersão da doença é a capacidade de indivíduos assintomáticos transmitirem o vírus, devido à característica do coronavírus se multiplicar no trato respiratório superior. “Aplicando os testes nas empresas, conseguimos identificar o colaborador assintomático e isolar este profissional dos demais, evitando a propagação do vírus”, explica Muschellack.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.