Logo da CBIC
24/06/2020

Covid-19: Construtora articula campanha de conscientização na construção civil

A Rôgga Empreendimentos se reuniu com representantes do Comitê de Crise Municipal de Balneário Piçarras, em Santa Catarina, que analisa as ações de prevenção e combate ao coronavírus, para apresentar os protocolos que adota em todas as suas obras para a prevenção e combate ao Covid-19.

A construtora também confirmou que será parceira do município, encabeçando uma campanha de conscientização entre as empresas do segmento. “A união do poder público e da iniciativa privada neste momento é fundamental para minimizarmos os impactos do coronavírus em Balneário Piçarras”, enalteceu a Presidente do Comitê de Crise Municipal e Coordenadora de Defesa Civil, Carla Krug, após o encontro.

A Rôgga afirmou que vem realizando, desde o dia 15 de maio, uma série de testes para Covid-19 em seus trabalhadores do segmento da construção civil. A construtora também vem sendo a interlocutora desta ação junto a outras empresas do segmento em Balneário Piçarras – contando com a adesão de 20 empresas e a já realização de mais de 300 testes preventivos em seus trabalhadores.

A intenção da iniciativa é manter os trabalhadores do segmento da construção civil seguros e evitar a propagação da Covid-19 – doença causada pelo coronavírus – dentro do próprio município. Os testes são realizados pela empresa BIOMEHUB e são acompanhados pelo médico Dr. Bruno Lucchin Camargo e Silva.

Na reunião, a Rôgga afirmou que os casos que são diagnosticados positivos estão seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS): são afastados de suas atividades e recebem orientação médica durante a fase de quarentena. A Rôgga informou ao Comitê que em todas as suas obras está sendo seguido à risca os protocolos, conforme decreto do Ministério da Saúde. Além disso, há aferição da temperatura antes de entrar na obra, uso obrigatório de máscaras, uso de álcool gel 70%, higienização local do trabalho, entre outras medidas.

Outra medida tomada em conjunto busca fortalecer a união do setor da construção civil, iniciando uma campanha de conscientização entre as empresas que atuam no ramo. “A Rôgga é pioneira na testagem com todos os seus colaboradores e higienização das obras. Queremos, de forma conjunta, instigar as demais empresas a tomarem as mesmas medidas de prevenção e assegurarmos a proteção dos trabalhadores do setor, com a testagem em 100% de todos que trabalham na construção civil”, reforça Ricardo Goulart, Diretor de Produção.

Com a medida, o Comitê de Crise avaliará a retomada das atividades em um menor prazo de tempo.  “A conscientização coletiva é a principal medida para a diminuição da transmissão do vírus em nossa cidade e a prevenção para que não haja óbitos. Faremos tudo que for viável para evitar chegar a este ponto. A iniciativa dessa campanha foi extremamente alinhada com o nosso propósito, que é de proteger nossa comunidade”, finalizou Carla Krug.

A Rôgga também participa do Programa Obra Mais Segura, com acompanhamento periódico das equipes do Seconci Joinville, realizando visitas quinzenais nas obras onde são checados os protocolos de segurança, bem como orientação aos colaboradores da empresa.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024