Logo da CBIC
01/11/2018

Campinas recebeu seminário Ética & Compliance

Ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, e outros especialistas falaram sobre a importância de disseminar o tema para combater a corrupção no país

O SindusCon-SP, por meio da Regional Campinas, recebeu na última terça-feira (30) o seminário ‘Ética & Compliance para uma gestão eficaz’, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Sesi Nacional.

O evento uniu especialistas como a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, o cientista político Leonardo Barreto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, André Von Zuben, o diretor de Compliance da MRV Engenharia, Alex de Souza Medeiros e a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, Ana Claudia Gomes.

“Com todos os escândalos de corrupção, o setor da construção precisava tomar uma providência e tomou. Com essas iniciativas, se coloca a favor da ética. Eu me engajei desde o começo neste movimento por mudança. O compliance é uma oportunidade para evoluirmos como sociedade”, afirmou a ex-ministra.

Segundo o secretário André Von Zuben, o acesso a informação, tanto nas empresas quanto no setor público, é essencial para que a população auxilie no combate a corrupção. “É fundamental fortalecer laços e mostrar que todos têm responsabilidade na administração pública. Esta é uma discussão que temos que abordar para buscar mecanismos de controle mais efetivos”.

O secretário espera ainda firmar novas parcerias entre o SindusCon-SP, Prefeitura e Caixa Econômica Federal em 2019 para novos eventos sobre o tema. “Temos que conscientizar os profissionais e também aqueles arquitetos e engenheiro que ainda estão em formação. É uma forma de criar a cultura de valores desde as universidades”.

A CBIC também apresentou o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas do tema, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

“Queremos inspirar as empresas para que vejam que não existe hoje espaço para trabalhar sem ética. É uma transformação na forma de fazer negócio e os empresários precisam estar atentos”, explicou Ana Claudia Gomes, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC.

“Não há na história do mundo nenhum paralelo do que o Brasil está fazendo, em termos de investigar a corrupção. Este processo é essencial para sairmos mais capazes”, completou Leonardo Barreto, coautor do Guia de Ética & Compliance.

A importância de aprofundar as formas de controle para aumentar a ética nas negociações empresariais também foi destacada pelo diretor de Compliance da MRV, Alex de Sousa Medeiros, que apresentou o case de sucesso da empresa – que trabalha desde 2007 efetivamente com a gestão de ética. “É muito importante promover iniciativas que deixem as regras da empresa mais claras e criar uma cultura que encoraje a ética. Auxiliar a todos os colaboradores a passarem para frente esses valores”.

O diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas, Márcio Benvenutti, reforça a necessidade das entidades de classe se unirem para difundir os preceitos da ética nos negócios e transmitir esse posicionamento para seus associados. “Empresas que possuem compliance conseguem, inclusive, diminuir as taxas de acidente em obras. Seguir as leis, padrões e documentações não é só contra a corrupção, ajuda a salvar vidas também.”

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.