Logo da CBIC
25/09/2020

A pandemia pode passar, mas o cuidado com a Saúde Mental deve continuar

Em razão da pandemia da Covid-19, fala-se muito sobre doenças psíquicas. Mas em momento normais também há necessidade de cuidar da saúde mental dos trabalhadores. Os números reforçam essa afirmação: 1 milhão de casos de suicídio por ano no mundo, 12 mil só no Brasil, sendo 96,8% dos casos relacionados a transtornos mentais.

Campanhas como o Setembro Amarelo potencializaram o cenário de pandemia, onde emoções como medo, ansiedade, luto e insegurança passaram, inevitavelmente, a fazer parte da vida das pessoas. Por outro lado, segundo o psicólogo e professor da FAE, Edgar Pereira Jr, o coronavírus criou condições tão difíceis que a saúde mental não pode mais ficar nas sombras.

“É importante observar que o tema só ganhou mais repercussão pela situação deste ano, mas já era um problema e uma tendência. A depressão é considerada o “mal do século” pela OMS. Os transtornos mentais já eram a terceira causa de afastamento no Brasil antes da pandemia e já causa muito prejuízo às organizações que não cuidam das condições preventivas e assistenciais de saúde mental”, ressalta o especialista.

 

Boas práticas podem mudar o cenário no trabalho

A conscientização no ambiente de trabalho pode acontecer com ações diversas:

  • eventos;
  • cartilhas;
  • campanhas educativas para estímulo do autocuidado e da auto percepção de estados emocionais dos próprios trabalhadores;
  • compartilhamento de informações sobre canais externos de ajuda.

Ações de humanização vão ser sempre favorecedoras de sentimentos de acolhida, de pertencimento, utilidade, reconhecimento e valorização, consequentemente, de bem-estar e saúde mental. Veja mais sobre o assunto.

(Com informações do Seconci-PR)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.