Logo da CBIC
05/12/2019

Responsabilidade social da construção recebe reconhecimento público

Para que a construção, um dos motores da economia brasileira, faça a engrenagem girar, muitos empregos são gerados e investimentos em qualidade de vida dos profissionais são destaques no Brasil. Os trabalhadores do segmento contam com o apoio do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) que tem a missão de promover o bem-estar coletivo, com ações de assistência social e saúde. A instituição é mantida com a colaboração de empresas associadas. Dessa forma, os profissionais ligados a estas empresas, bem como cônjuges e filhos recebem assistência gratuitamente.

Em celebração ao 28 anos de serviços prestados à sociedade em Goiânia, o presidente do Seconci Goiás, Célio Eustáquio de Moura, juntamente com ex-presidentes, diretores, representantes de entidades de classe ligadas ao setor, empresários e profissionais que colaboraram com a história da organização serão homenageados na sexta-feira (06), às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia, durante a sessão proposta pelo vereador Divino Rodrigues.

Anualmente, milhares de pessoas recebem atendimentos gratuitos oferecidos pela organização, que pretende ampliar os atendimentos na capital goiana.

Para Célio Eustáquio, a celebração reforça a importância do trabalho de responsabilidade social do segmento que contribui fortemente com a geração de emprego e renda no Estado e no País. Só este ano, até setembro, foram lançadas 4.779 unidades habitacionais em Goiânia, representando um crescimento de 130% em relação ao volume lançado até o mesmo mês em 2018, somente nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia, segundo dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO). Em todo o Brasil, a atividade gerou mais de 124 mil postos de trabalho com carteira assinada, somente neste ano até o mês de outubro, e em Goiás mais de 4.500 novas vagas de trabalho.

Em 2018 foram mais de 91 mil atendimentos gratuitos nas áreas de saúde ocupacional e assistencial. Neste ano, até o momento, foram prestados cerca de 88 mil atendimentos, totalizando uma média de 7.500 atendimentos mensais de 2016 a 2019 em sua sede no Setor Jardim América, em Goiânia, nas áreas de odontologia; consultas médicas ocupacionais; emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO); consultas de clínica geral; cardiologia; oftalmologia e ortopedia.

A instituição também realiza exames laboratoriais e ocupacionais como audiometria, espirometria, possui posto de coleta para exames laboratoriais e um Centro de Diagnóstico em Cardiologia com estrutura completa para exames do coração, como teste ergométrico, m.a.p.a, holter, eletrocardiograma e ultrassonografia.  

Oferece ainda fisioterapia e sessões de pilates, atendimento na área de serviço social, realiza a elaboração do Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO); visitas e ações educativas periódicas, como palestras, nos canteiros de obras e qualificação dos trabalhadores da construção por meio dos treinamentos admissionais.

 

Mais do que números, vidas

Para Célio Eustáquio, o setor comemora a evolução no atendimento à saúde integral do trabalhador. “Não trabalhamos somente por números. Esses refletem apenas o resultado dos cuidados e ações preventivas feitas para os profissionais, que antes de tudo são pessoas, e necessitam estar bem para trabalhar com segurança”, destaca.

Com o foco no bem-estar integral dos trabalhadores, a instituição também desenvolve projetos ligados à saúde mental. Pensando até mesmo no bem-estar da família, é desenvolvida iniciativa para as trabalhadoras e esposas gestantes dos trabalhadores, visando prepará-las para a chegada do filho – o Projeto Mamãe & Papai Corujas, além da realização de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, incentivando todos os envolvidos a adquirirem o hábito de verificar e combater os possíveis criadouros e focos do mosquito.

De acordo com Célio Eustáquio, os resultados positivos se devem, em grande parte, às ações contínuas no dia a dia das empresas e à conscientização de trabalhadores. “Hoje as empresas já entendem muito bem que é preciso manter a saúde do trabalhador de forma integral – física e mental – gerando qualidade de vida, o que implica diretamente no resultado do trabalho realizado”, frisa o presidente do Seconci Goiás.

“Nos sentimos gratificados por contribuir com a sociedade goiana, por meio do esforço conjunto deste importante segmento econômico. Confiamos que em 2020 a construção civil crescerá ainda mais e o Seconci está preparado para ampliar seu atendimento às famílias que dependem desta atividade profissional”, declara. Hoje já existem Seconcis em 29 municípios em 10 estados brasileiros. Com essa rede são alcançados cerca de 630 mil trabalhadores e seus familiares.

 

(Com informações do Seconci-SP)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024