Logo da CBIC
18/09/2020

Incidência de Covid-19 nas obras cai pela quarta semana consecutiva

Os casos suspeitos e confirmados de contaminação pelo novo coronavírus nos canteiros de obras voltaram a cair pela quarta semana consecutiva, de acordo com as construtoras entrevistadas na 17ª Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’, realizada pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e o Sindicato da Habitação (Seconci-SP). Os casos suspeitos que na última rodada da enquete se situavam em torno de 0,3%, caíram para 0,2% do contingente de trabalhadores; e os confirmados declinaram de 0,1 para 0,09%.

De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, o desafio agora é não permitir novas elevações, recordando-se constantemente nos canteiros as medidas de prevenção adotadas pela empresas e seus trabalhadores.

“Embora a tendência geral na maior parte do país seja de uma lenta diminuição do número de contaminações e mortes, o novo coronavírus segue presente com alto grau de transmissibilidade, e ainda sem medicamento para sua cura nem vacina aprovada e disponível”, afirmam Senra e Ishikawa.

Nesta 17ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 519 obras, envolvendo 34.348 empregos diretos e terceirizados, de 27 de agosto a 2 de setembro.

Principais resultados da 17ª Pesquisa:

  • 0,2% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,09% afastados por confirmação da doença;
  • 515 obras em andamento e 4 paradas;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Para participar das próximas rodadas da pesquisa basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja o relatório completo das cinco últimas rodadas da pesquisa.
Veja o relatório completo da 7ª à 12ª rodada da pesquisa.
Veja o relatório completo das seis primeiras rodadas da pesquisa.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024