Logo da CBIC
27/05/2020

Hemocentro recebe doações de sangue no Seconci Goiás

A chegada do coronavírus impactou diretamente as doações de sangue em Goiás. Segundo o Hemocentro, a queda das coletas de bolsas chegou a ser de 20% no início da quarentena no estado. Para mudar esse cenário, o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO) iniciou a

Campanha Seconci em Prol da Vida com o intuito de aumentar os estoques de sangue.

A iniciativa será realizada no dia 29 de maio, nos períodos matutino e vespertino com horário agendado, quando uma unidade móvel do Hemocentro estará em frente ao Seconci, no bairro Jardim América. Trabalhadores de empresas do setor da construção foram convidados a participar, mas a iniciativa é aberta a toda a sociedade.

Segundo a assistente social do Seconci Goiás Joicy Lopes, este é um momento em que a união entre as instituições, empresas e comunidade se faz ainda mais importante.

“Na atual conjuntura de pandemia que vivemos, doar vida, por meio da ação junto ao Hemocentro, é o mais nobre ato de amor ao próximo e a pessoa beneficiada pode ser alguém próximo de nós”, destaca.

Segundo a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart, as campanhas de doações, muitas delas incentivadas por instituições privadas, têm contribuído para não deixar os estoques ainda mais deficitários.

“No início da pandemia, observou um déficit de 20% em comparação com o mesmo período de 2019. A população tem comparecido e o déficit atual está em torno de 15%”, ressalta Goulart.

A diretora-técnica da Hemorrede Pública de Goiás, Ana Cristina Novais, ressalta que ações de instituições da sociedade civil e de empresas são necessárias no momento em que a arrecadação das bolsas de sangue diminuíram em virtude da propagação do coronavírus.

“Tivemos um impacto significativo em nossas coletas e precisamos aumentar as doações porque, infelizmente, a chegada de uma doença não acaba com as outras já existentes”, destaca.

Para proteger os doadores, algumas medidas deverão ser adotadas como o agendamento dos horários e restrições de quantidade de pessoas com acesso à unidade móvel. Para fazer a doação, os interessados devem fazer inscrição via link de acesso a formulário, disponibilizado nas redes sociais do Seconci (Facebook e Instagram pelo perfil @seconcigoias).

No dia da doação, os doadores devem respeitar o horário individual para evitar aglomerações. Todos que comparecerem ao local deverão estar com máscaras e a equipe do Hemocentro utilizará Equipamentos de Proteção Individuais necessários para o atendimento.

“A unidade móvel será higienizada pela equipe qualificada após cada doação e a capacidade de quatro doadores será reduzida para somente duas pessoas por vez. O material utilizado para a coleta é descartável e o álcool em gel estará à disposição dos doadores”, explica Joicy.

Empresas ou instituições que pretendem realizar a ação também podem entrar em contato com o Hemocentro de Goiás para solicitar a unidade móvel para coleta de sangue. Basta entrar em contato pelo telefone (62) 3201-4101 e agendar.

Segundo Novais, essas iniciativas são essenciais para continuar salvando vidas. “Sempre precisamos da contribuição da população na arrecadação de sangue e, neste momento difícil, a ajuda é ainda mais bem-vinda. Por isso é importante que pessoas em boas condições de saúde participem da campanha”, reforça a diretora-técnica.

“O Seconci Goiás mantém a parceria com o Hemocentro e o compromisso de contribuir com o aumento do estoque de bolsas de sangue, mesmo com o cenário atual de pandemia da Covid-19, pois entendemos que ações que salvam vidas são prioritárias”, destaca o presidente da entidade Yuri Vaz de Paula.

 

Como doar

Os interessados em fazer a boa ação devem atender alguns pré-requisitos, como ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; menores de 18 anos devem ter autorização do responsável legal). O doador também deve ter mais de 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

No momento da triagem na unidade móvel, o interessado deve estar bem alimentado (e ter evitado a ingestão de alimentos gordurosos 3 horas antes da doação), apresentar documentos de identificação pessoal, com foto.

Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 ficam impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte complementar do Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024