Logo da CBIC
28/10/2022

Especialistas debatem cenário político presidencial em painel da CBIC no Construa Minas  

O painel de encerramento do Construa Minas, no dia 21 de outubro, sobre a eleição para a Presidência da República no próximo domingo (30) contou com as participações de especialistas do cenário político nacional – Leonardo Barreto, cientista político; Marcone Gonçalves, jornalista e sócio da Torre Comunicação e Estratégia, e Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas –, com mediação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

Realizado no dia 21/10, no Sebrae-MG, em Belo Horizonte, o painel teve como principal objetivo agregar às lideranças de estudantes, dirigentes, empresários e executivos da indústria da construção competências para a formação de uma geração de líderes empresariais capazes de gerar tendências em benefício do futuro do setor, por meio de uma gestão representativa eficaz e socialmente responsável.

“É fundamento para o setor, que é uma atividade de longo prazo, entender a relevância do aspecto político, com a eleição presidencial no dia 30/10”, frisou o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Na opinião do diretor da Paraná Pesquisa, Murilo Hidalgo, a eleição de domingo será muito equilibrada entre os candidatos Jair Bolsonaro e Lula e quem vai decidir são os 6% ou 7% do eleitorado que sabe em quem vai votar, mas não diz o seu voto. “O que vai decidir a eleição são os fatores São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste. Saberemos quem é o presidente com 90% dos votos apurados”, disse.

Quanto à eleição do segundo turno ao governo do Rio Grande do Sul, Murilo Hidalgo mencionou que os votos são casados. “Se a pesquisa estiver indicando o Bolsonaro na frente o candidato Onyx Lorenzoni (PL) leva o governo contra Eduardo Leite (PSDB)”.

Já na Bahia, o jornalista e sócio da Torre Comunicação e Estratégia, Marcone Gonçalves,  disse que o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) foi para o segundo turno com vantagem, mas as pesquisas demonstram aproximação de ACM Neto (União Brasil) na reta final. “A Bahia é um contraponto importante para o candidato Lula em relação à vitória que o candidato Bolsonaro tem em São Paulo”, disse, completando que essa parece ser a eleição de quem errar menos.

Marcone Gonçalves citou também a entrada de atores importantes como a ex-ministra eleita senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro como apoio eleitoral na pauta social, que podem fazer com que os 6% de “votos envergonhados” possam pender mais para um lado do que para outro.

Murilo Hidalgo completou que, segundo pesquisa na semana anterior, a Bahia continuava igual para a eleição presidencial. O crescimento do Bolsonaro no Sudeste absorve a diferença que teve. Enxerga uma curva ascendente pró-Bolsonaro em razão dos colégios eleitorais de Minas Gerais, em razão do governador Romeu Zema (Novo), e de São Paulo, via governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o candidato ao governo do estado,  Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Para o cientista político Leonardo Barreto, de acordo com estimativa de sinal de valência, o Lula antecipou o resultado dele no primeiro turno e o Bolsonaro tem uma razão favorável à recepção dos votos dos outros candidatos. “O que vai decidir a eleição é o corpo a corpo. O eleitor mais mobilizado, que comparecer mais às urnas, vai vencer essa eleição”, disse.

Durante o painel também foram abordadas questões referentes à configuração do novo Congresso Nacional, ideologias, discussão de valores para definição da eleição, ricos de democracia e

O Construa Minas foi realizado de 17 a 21 de outubro pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o apoio do Sebrae Nacional.

O tema abordado no painel tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional.

O evento contou com o patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP e Prefeitura de Belo Horizonte.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.